Ipiaú: Projeto Crescer realiza segundo Encontro de Pais

Na manhã dessa quarta-feira, 27, a Secretaria Municipal Saúde de Ipiaú promoveu mais uma roda de conversa entre a equipe multiprofissional e pais de crianças e adolescentes do Projeto Crescer que atende pessoas com autismo e outros transtornos do desenvolvimento.

Com o tema: "Vamos aprender um pouco mais", o 2⁰ Encontro de Pais do Projeto Crescer, aconteceu no Complexo Municipal de Saúde Adilson Duarte, antiga UPA, e contou com a participação da secretária Laryssa Dias.

Na oportunidade a gestora disse da pretensão de contratar um neuropediatra para ampliar a oferta do atendimento e qualificar ainda mais o programa que é pioneiro no Território do Médio Rio das Contas.

Os profissionais de saúde que integram o programa abordaram assuntos relativos às suas especialidades, assim como a importância da participação dos pais no processo de atendimento e cuidados com os pacientes.

Por sua vez os pais trouxeram depoimentos esclarecedores e emocionantes. Muitos deles expressaram a gratidão pelo benefício que vem recebendo. “Foi um dia de cuidar de quem cuida das crianças”, definiu a secretária Laryssa Dias.

Custeado com recursos próprios do município e coordenado pela terapeuta ocupacional, Cintia Neri, o programa atende atualmente 150 jovens e ocupa uma ala de seis salas no Complexo Municipal de Saúde, onde já foram instalados dois estúdios e consultórios que na medida do possível vem sendo devidamente equipados.
               A EQUIPE
A equipe multiprofissional do Projeto Crescer encontra-se assim constituída: Luisa Melo (fonoaudióloga), Luana Cristina Alves (psicóloga), Monique Santos (fisioterapeuta), Livia Lavinsk (pediatra), e Daniela Calumby (odontóloga). A secretária de Saúde, Laryssa Dias vem buscando uma possibilidade para agregar a esta equipe um neuropediatra, além de outros profissionais.
As crianças que necessitam de atendimento são encaminhadas pelas escolas ou pelas unidades de saúde do município. Logo que chegam no programa são atendidas pela médica pediatra que fez o encaminhamento para os demais profissionais da equipe.

O acompanhamento ocorre de acordo com o diagnóstico e a necessidade de cada paciente. Todo o atendimento objetivo que essas crianças e adolescentes possam conviver bem no âmbito familiar e na sociedade. O treinamento envolve lições de habito alimentar, mobilidade, dinâmicas de grupo, o sensorial e outros procedimentos.
MELHORAS SIGNIFICATIVAS
Jamile Lopes, residente no Bairro Constança, tem um filho autista de quatro anos que participa do programa. Ela assegura que Guilherme vem experimentando melhoras significativas desde o início do atendimento. ” Antes o menino não falava, rejeitava contatos, apresentava inquietações e diversos problemas, agora vem melhorando, dando sinais de mais autonomia e interação social. O projeto transformou a nossa vida”, concluiu Jamile.

Jamile também comentou do apoio que o Projeto Crescer oferece aos familiares da criança com autismo. “ Às vezes a mãe não sabe lidar com o filho que tem autismo e até se desespera. Aqui a gente aprende que não precisa ser assim”.

DIRCOM / José Américo Castro

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente esta matéria.