Detran-BA anuncia adesão ao Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito

Foto: Carol Garcia/GOVBA/Arquivo
Na próxima quinta-feira (07/04), Salvador será sede do 2º Fórum de Órgãos de Trânsito, que acontece no auditório da SSP (Secretaria de Segurança Pública). No segundo momento do evento, o estado da Bahia, através do Detran-BA (Departamento Estadual de Trânsito), vai aderir ao Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito (PNATRANS) junto à Senatran (Secretaria Nacional de Trânsito). Com isso, o Estado se compromete a atingir as metas visando reduzir óbitos e lesões decorridos de acidentes de trânsito até o ano de 2030.

O Fórum é uma das etapas do Projeto para Elaboração de Políticas Públicas e de Gestão de Segurança Viária na Bahia e contará com cinco apresentações presenciais sobre gestão e segurança viária, reunindo gestores de órgãos, entidades e especialistas de trânsito no âmbito municipal, estadual, nacional e internacional.

As ações e metas previstas no plano objetivam preservar vidas, reduzir mortes e lesões, além disso, trazer melhorias à mobilidade urbana. É o que explica Raquel Almqvist, Consultora de Segurança Viária da Secretaria de Infraestrutura da Bahia (SEINFRA-SIT/Banco Mundial).

“O PNATRANS propõe iniciativas em seis pilares fundamentais para o cumprimento das 103 metas almejadas: gestão da segurança do trânsito, garantia de vias seguras, segurança veicular, promoção da educação para o trânsito, atendimento às vítimas, assim como, normatização e fiscalização”.

“É um momento de intensa mobilização, onde a sociedade também vai poder participar com sugestões que possam contribuir decisivamente para a redução de números que afetam centenas de famílias na Bahia todos os anos”, enfatiza Rodrigo Pimentel, diretor-geral do Detran-BA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente esta matéria.