Zelenski diz que pode discutir Crimeia e áreas separatistas se Putin aceitar encontro MUNDO

O presidente ucraniano, Volodimir Zelenski, em entrevista para a emissora estatal da Ucrânia, Suspilne
O presidente da Ucrânia, Volodimir Zelenski, afirmou que todas as opções estão sobre a mesa se o líder russo, Vladimir Putin, concordar em se encontrar com ele “em qualquer formato” para discutir a guerra.O líder ucraniano disse que estaria disposto a discutir a questão da península da Crimeia, anexada pela Rússia em 2014, e as áreas separatistas pró-Rússia na região leste de Donbass, embora tenha insistido que acredita que elas deveriam ser devolvidas à Ucrânia.

“Se eu tiver essa oportunidade e a Rússia tiver o desejo, poderemos abordar todas as questões”, disse a jornalistas ucranianos em entrevista publicada pela rede estatal ucraniana Suspilne. “Resolveríamos tudo lá? Não, mas existe a possibilidade de que possamos ao menos parar parcialmente a guerra”, afirmou.“Na primeira reunião com o presidente da Rússia, estou pronto para abordar essas questões”, declarou, após indicar que qualquer acordo sobre mudanças históricas seria submetido a um referendo nacional.

Ele reafirmou que a Ucrânia “já entendeu” que não pode se juntar à Otan, mas acrescentou que seus compatriotas não podem simplesmente “entregar” a capital ou as cidades de Kharkiv e Mariupol, cidade portuária no sul do país bombardeada a semanas.“A Ucrânia não pode aceitar nenhum ultimato da Rússia. Em primeiro lugar, todos nós teremos que ser destruídos, só então seus ultimatos serão respeitados”, disse ele.

Nesta terça, porém o Kremlin afirmou que “gostaria que as negociações fossem mais enérgicas, mais substanciais”, disse o porta-voz do governo, Dmitri Peskov.

Folhapress

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente esta matéria.