Visitas e atendimentos domiciliares se destacam no elenco de serviços da Secretaria de Saúde de Ipiaú

Foto: Divulgação/Prefeitura de Ipiaú/Dircom
A Secretaria Municipal de Saúde, tem realizado dois importantes serviços aos ipiauienses com restrições de mobilidade (acamados) que necessitam de cuidados especializados em função de doenças agudas e crônicas graves, e com pacientes que têm dificuldade de locomoção ou estejam impossibilitados de ir à Unidade de Saúde da Família para receber assistência.
Foto: Divulgação/Prefeitura de Ipiaú/Dircom
A visita domiciliar e o atendimento domiciliar, desenvolvidos, respectivamente, pelos Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e os profissionais da Unidade de Saúde da Família e do Núcleo de Apoio de Saúde da Família (NASF) evitam e reduzem a permanência dos pacientes nos hospitais, garantindo acompanhamento seguro e humanizado com mais comodidade.

Atribuição específica dos Agentes Comunitários de Saúde (ACS) a visita domiciliar tem como finalidade acompanhar todas as famílias e indivíduos sob sua responsabilidade. Essas visitas são programadas em conjunto com a equipe, considerando os critérios de risco e vulnerabilidade de modo que famílias com maior necessidade sejam visitadas mais vezes.

Já o atendimento domiciliar fica a cargo dos profissionais da Unidade de Saúde da Família (médico, enfermeiro, odontólogo, técnico de enfermagem, dentre outros profissionais) e do NASF (Núcleo de Apoio de Saúde da Família). Conforme o próprio nome sugere, consiste no atendimento ou acompanhamento dos usuários no seu local de residência. Em caso de Urgência/emergência esse atendimento é realizado imediatamente.

Exames, aplicação de medicações venosas, fisioterapia e outros procedimentos, são direcionados para pacientes de todas as idades, que necessitem de cuidados diários para recuperação de problema agudo de saúde, seja por infecções, traumas, descompensações de doenças crônicas ou pessoas com necessidade de cuidados paliativos, como pacientes com doenças terminais.

Tais procedimentos acontecem nas áreas das 14 Unidades de Saúde da Família do município. No ano de 2021 a Secretaria Municipal de Saúde realizou um total de 190.875 visitas domiciliares e 2.964 atendimentos domiciliares. Muitos outros atendimentos domiciliares já aconteceram nos meses iniciais deste ano de 2022, o mesmo ocorrendo em relação às visitas domiciliares. As duas ações são amplamente incentivadas pela prefeita Maria das Graças

A secretária municipal de Saúde, Laryssa Dias, adianta que o atendimento em domicílio realizado pelos médicos, enfermeiros e agentes comunitários da atenção básica é cada vez mais requisitado, assim como os demais serviços prestados pela sua equipe de trabalho.

”De casa em casa, nos postos de saúde, na comunidade, no comércio, nas escolas e em toda cidade a gente vai levando nosso trabalho, nosso cuidado e carinho com cada usuário do SUS. Tudo feito com amor, ética e responsabilidade”, concluiu a secretária. (José Américo Castro).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente esta matéria.