Reunião do Comitê Gestor da Cacauicultura define plano de ação para aumentar produtividade do cacau em Ipiaú e outras cidades da região

Foto: Divulgação/Prefeitura de Ipiaú/Dircom
Foi realizado nesta terça-feira (08), no auditório da Uesb, em Jequié, uma reunião com membros do Comitê Gestor da Cacauicultura, que inclui, também, secretários de agricultura das cidades de Ipiaú, Jitaúna, e Jequié, para definirem implantação do Sistema Agro Florestal (SAF) no Território Médio Rio das Contas (TMRC). O programa vai ter o objetivo de aumentar em 100% a produtividade do cacau no prazo de 3 anos, a partir do início da ação.
Foto: Divulgação/Prefeitura de Ipiaú/Dircom
O projeto irá atender 100 produtores de cacau inseridos no Programa de Ação Territorial (PAT), que também inclui entidades que ajudam o setor da agricultura nos 16 munícipios do TMRC. Além de almejar aumento de produtividade, o SAF visará o respeito ao meio ambiente da região, desenvolvendo projeto sustentável, com implantação de cacau com cultivo em consociado com outros plantios numa mesma área, tais como seringa, abacate, cajá, etc. Otimizar o uso da terra, conciliando a produção florestal com a produção de alimentos, conservando o solo e diminuindo a pressão pelo uso da terra para produção agrícola são outras atividades importantes do projeto.

“É muito importante esse trabalho em conjunto com as entidades envolvidas na agricultura, principalmente na área do Cacau, que é principal fonte de renda para muitas famílias da região, e também para Ipiaú. Esse projeto vai ser muito importante para melhorar ainda mais o trabalho, incentivar o empreendedorismo na área, trazendo mais renda para os agricultores em Ipiaú”, afirma Poleandro Silva, secretário de Agricultura de Ipiaú.

Para realização do projeto, o Banco do Nordeste entrará com financiamento, e o SAF, juntamente com a Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira (CEPLAC), fará a assistência técnica. A Câmara Setorial do Cacau, o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), Companhia De Desenvolvimento e Ação Regional (CAR) e a Secretaria da Agricultura, Pecuária, Irrigação, Pesca e Aquicultura da Bahia (SEAGRI BA) também são parceiros envolvidos.
Prefeitura de Ipiaú/Dircom

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente esta matéria.