Bolsonaro volta a afirmar que Putin defendeu soberania do Brasil sobre Amazônia
| Foto: Estevam Costa/PR/Arquivo |
O presidente Jair Bolsonaro (PL) voltou a afirmar nesta terça-feira (8) que Vladimir Putin defendeu a soberania brasileira sobre a Amazônia quando outros países tentaram pautar o tema em organizações internacionais.
O brasileiro tem feito declarações simpáticas ao líder russo, mas o país deu votos na ONU condenando a invasão da Ucrânia. Negociadores estrangeiros temem que essa ambiguidade entre a posição diplomática e os elogios de Bolsonaro a Putin possam representar um prenúncio de uma mudança no padrão de voto do país nas Nações Unidas.
“Há poucas semanas eu estive com um dos homens mais poderosos do mundo [Putin]. Eu me lembro que, depois de quase três horas conversando com ele —essa conversa ficou entre mim, ele e os intérpretes, uma questão estratégica—, nós nos posicionamos. E me lembro muito bem da mensagem que poderia dar naquele momento. Falei: ‘Presidente Putin, o mundo é nossa casa e Deus está acima de todos nós'”, disse Bolsonaro, durante reunião no Palácio da Alvorada com pastores evangélicos.
“Por duas vezes tentaram relativizar a nossa soberania na Amazônia. E, com poder de veto, o presidente Putin exerceu esse poder. Não se discutiu essa relativização em nome da questão ambiental. Agradeci a ele.” A Rússia é membro permanente do Conselho de Segurança da ONU, com poder de vetar resoluções do colegiado, mas o presidente não especificou em que situação, sob qual contexto e de que forma o líder russo teria agido nesse sentido.
Bolsonaro também voltou a citar o fato de o mundo estar conectado hoje para justificar a posição que vem tomando no conflito —ele já falou em neutralidade e equilíbrio.
“Não é fácil tomar decisões numa situação como essa. Temos aqui 210 milhões de pessoas que sentem as consequências de qualquer medida que porventura eu venha a tomar”, disse. O governo brasileiro está preocupado com os efeitos do conflito e das sanções internacionais impostas contra Moscou sobre a economia brasileira; há apreensão com possíveis escassez de fertilizantes e explosão no preço de combustíveis.
Ricardo Della Coletta/Marianna Holanda/Folhapress
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Supermercado Pague Levinho do Bairro ACM
Ofertas de Fim de Semana/Mercadinho Deus Te Ama
Saúde
OFERTAS DE AGOSTO NO LOJÃO DO CONSTRUTOR
Ofertas da semana do Supermercado DI Mainha
CLIO Imagens Odontológicas
Ótica São Lucas
Total de visualizações de página
Divulgue aqui sua empresa (73) 9-8200-7563
Sua marca em destaque
RC Crédito
Postagens mais visitadas
- Suspeito de homicídios e tráfico foge da PM, invade casa e faz duas reféns em Ipiaú
- Polícia descobre mala com roupas em caso de adolescentes desaparecidas na Bahia; namorado de uma delas é preso
- ACM Neto, Jaques Wagner e Neto Carletto estão entre os maiores patrimônios declarados ao TSE na Bahia; confira ranking
- Ex-diretora de presídio ligada a fuga em massa em Eunápolis cobra Uldurico Junior por registro da filha domingo, Por Redação
Nenhum comentário:
Postar um comentário