As verdades e mentiras sobre armas biológicas na Ucrânia

Na Itália há um antigo ditado que diz, “se non è vero, è ben trovato”. Ou seja, se não é verdade é bem provável. O adágio pode ser utilizado para analisar a possibilidade de haver laboratórios militares químicos e biológicos na Ucrânia. O assunto sempre esteve em pauta, depois do início da Guerra, há um mês, os boatos se avolumaram. A Rússia, que conta com o apoio da China, divulgou na semana passada que sim, existem diversos laboratórios ucranianos que são capazes de desenvolver armas a base de microorganismos ou com substâncias nocivas. Mais: o financiamento das pesquisas seria pago pelo magnata George Soros e que Hunter Biden, filho do presidente americano, que conheceria detalhes sobre o assunto.

Os norte-americanos, por sua vez, sempre negaram. Dizem se tratar de estruturas para o estudo de medicamentos contra o câncer. Isso até a semana passada. Eis que, Victoria Nuland, que é a segunda pessoa mais importante na linha hierárquica da diplomacia dos EUA, deixou escapar, na semana passada, que tem “enormes preocupações” de que os russos se apossem desses laboratórios. Se tivesse pensado um pouco mais antes de dizer o que disse, talvez a diplomata deixasse para abrir a boca em outra oportunidade. Se há nesses laboratórios apenas pesquisas relativas ao desenvolvimento de remédios que visam nos livrar de um dos maiores problemas da humanidade, por que o temor de que caiam nas mãos dos russos? O que os russos, que há anos detém expertise científica, poderiam fazer com esse material?

Victoria Nuland é uma das personagens mais polêmicas no contexto da guerra na Ucrânia. Desde 2014, ela esteve fortemente envolvida com as ações ocorridas na Praça Maidan, as quais culminaram no surgimento das repúblicas separatistas de Donetsk e Lugansk. Victoria se coloca como uma defensora do povo ucraniano e contra a Rússia desde dessa época. Agora, após uma malfadada declaração, ela levantou mais um debate intrigante no contexto do conflito. O que, de fato, está sendo pesquisado nesses locais? Há chances de serem armas químicas e ou biológicas?

O caso atual na Ucrânia faz relembrar a guerra no Iraque (2003-2011), a qual foi desencadeada porque o ditador Saddam Hussein teria em seu poder armamento químico, o que nunca se comprovou. Aliás, soube-se que era uma grande mentira difundida pelo governo de George W. Bush. Enquanto o conflito estiver vigente, evidentemente, a verdade fica também prejudicada, mas devido às aflições de Victoria Nuland, “se non è vero, è ben trovato”, que a Ucrânia detenha tais laboratórios. Possivelmente, trata-se de uma uma grande mentira, desta vez propagada pelo ditador Putin.
https://www.msn.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente esta matéria.