Professor Albione lançará livro a respeito da obra de Euclides Neto.


Neste sábado, dia 19 de fevereiro, às 19 horas, acontece no Restaurante Pimenta de Cheiro, em frente ao prédio dos Correios, o lançamento do livro “Os Despossuídos da Terra”. A obra marca a estreia individual do professor Albione Souza na literatura ipiauense e traz os conflitos sociais no campo e representações dos trabalhadores rurais na produção intelectual do escritor e político Euclides Neto, no período de 1946-1996.

Albione aborda desde a formação intelectual e política de Euclides, iniciada em Salvador com apenas 11 anos de idade, até a sua gestão como prefeito de Ipiaú (1963-1967). Ele também analisa o perfil engajado do escritor tendo como eixo os romances: Birimbau ( 1946), Os Magros( 1961), O Patrão( 1978) e A Enxada e a mulher que venceu o próprio destino(1996).

PERFIL

O professor Albione Souza Silva é natural de Ipiaú, graduado em História pela Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), Itabuna/Ilhéus, especialista em Educação, Cultura e Memória – Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), Vitória da Conquista e Mestre em História pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB), campus II, Alagoinhas, membro do Grupo de Pesquisa História, Literatura e Memória, da Universidade do Estado da Bahia.

Ele leciona na Rede de Ensino do Estado da Bahia e na Rede Municipal de Ipiaú. Sua estreia na literatura de pesquisa histórica se deu em 2006 com uma participação no livro “Ipiaú-Histórias de Nossa História, organizado por Sandra Regina Mendes e Dilson Araújo dos Anjos. Também marcaram presença na obra os autores ipiauenses .( José Américo Castro)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente esta matéria.