Presidente da Argentina esteve na Rússia com ‘zero trauma’, diz Mourão antes de Bolsonaro ir a Moscou

Foto: Dida Sampaio/Arquivo/Estadão

O vice-presidente da República, Hamilton Mourão (PRTB), voltou a afirmar nesta segunda-feira (14) que a viagem do presidente Jair Bolsonaro (PL) à Rússia não deve causar problemas ao Brasil. “Na semana passada, o presidente da Argentina [Alberto Fernández] esteve lá [na Rússia], zero trauma”, disse Mourão a jornalistas.

Bolsonaro embarca às 18h de Brasília para Moscou, no momento de crise que se instalou na Ucrânia, com o temor de uma invasão russa. Ele irá se encontrar com o presidente Vladimir Putin na quarta-feira (16). Mourão disse que a tensão na região é “fruto das pressões de ambos os lados”. “Na minha opinião, vai ficar nesse jogo de pressão. A viagem do presidente é de um dia só, sem maiores problemas”, afirmou.

O presidente da Argentina se reuniu com Putin no último dia 3. No sábado (12), Bolsonaro confirmou que a viagem estava mantida e disse pedir a Deus para que “reine a paz no mundo”. “Fui convidado pelo presidente Putin. O Brasil depende em grande parte de fertilizantes da Rússia, da Bielorrúsia [Belarus]. Levaremos um grupo de ministros também para tratarmos de outros assuntos que interessam aos nossos países, como energia, defesa e agricultura”, afirmou o presidente.

Aliados de Bolsonaro e também a comunidade internacional tentaram demover o presidente de realizar a viagem. Os Estados Unidos pressionaram o governo brasileiro, alegando que a viagem transmite a mensagem de que o Brasil apoia as ações do Kremlin no Leste Europeu. ​Às vésperas da viagem, o Itamaraty divulgou uma nota nesta sexta celebrando as relações diplomáticas do Brasil com a Ucrânia, que vive a grave crise com Moscou.

Os EUA e os aliados da Otan, a aliança militar ocidental, acusam Putin de preparar uma invasão da Ucrânia, como fez em 2014, quando anexou a Crimeia. Moscou, por sua vez, rejeita a expansão da Otan sobre territórios próximos à Rússia e quer a garantia de que a Ucrânia jamais fará parte do grupo.

Mourão também disse nesta segunda-feira que negocia filiação ao PP ou ao Republicanos. Ele planeja se candidatar a uma vaga do Rio Grande do Sul no Senado. O anúncio, segundo o vice-presidente, deve ser feito em breve.

Mateus Vargas/Folhapress

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente esta matéria.