Prefeitura de Ipiaú realiza Semana de Prevenção da Gravidez na Adolescência

Foto: Jana Castro/Prefeitura de Ipiaú/Dircom
A Secretaria da Ação Social e Desporto de Ipiaú juntamente com as secretarias de Saúde e de Educação e o Conselho Tutelar, vem realizando mais uma edição da Semana de Prevenção da Gravidez na Adolescência. O evento teve início na última segunda-feira, 21, e prossegue até amanhã, sexta-feira, 25, com diversas atividades que visam disseminar informações a respeito do assunto, além da oferta de testes de sífilis, HIV e hepatites virais.
Foto: Jana Castro/Prefeitura de Ipiaú/Dircom
Ciente de que o diálogo é fundamental para a prevenção e cuidado nessa fase da vida escolheu-se para nortear a campanha o tema: Conhecer Para Prevenir. A proposta se desenvolveu através de rodas de conversas, salas de espera, mesas redondas, tendo como público alvo os próprios adolescentes e seus pais.

As palestras e rodas de conversa acontecem nas escolas, postos de saúde e nos CRAS e são proferidas por membros da equipe do Social e da Saúde: assistentes sociais, psicólogas, agentes do Conselho Tutelar e enfermeiras; com o objetivo de alertar os adolescentes da importância da educação sexual e planejamento familiar. Nesta quinta-feira, 24, o papo acontece no CRAS da Fazenda do Povo às 15h e amanhã, sexta-feira, 25, a equipe do CRAS 2 estará com a turma do Bairro Santa Rita a partir das 16h. No mesmo dia terá orientações no Posto de Saúde João Alves, às 8h e no dia 03 de março às 8h no Posto de Saúde Dona Gina.

A gravidez na adolescência é um fenômeno complexo e envolve múltiplas dimensões da vida humana, diretamente relacionada ao contexto sociocultural, econômico e político, assim como às dimensões étnico- racial e de gênero. Portanto, a prevenção da gravidez durante a adolescência exige esforços dos distintos setores públicos responsáveis pela formulação e pela implementação de políticas públicas que têm como perspectiva central os direitos humanos, mas demanda também o envolvimento de todos os setores da sociedade civil.

José Américo Castro: Prefeitura de Ipiaú/Dircom

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente esta matéria.