Operação da PF mira compra de respiradores no governo Doria

Policiais cumprem sete mandados de busca e apreensão expedidos pela 10ª Vara Criminal Federal de São Paulo
Foto: Divulgação/Governo do Estado de São Paulo/Arquivo
A Polícia Federal (PF) deflagrou nesta terça-feira (22) uma operação que investiga suspeita de superfaturamento de 63,3 milhões de reais na compra de respiradores pulmonares feitas pelo governo de João Doria (foto) em São Paulo, em abril de 2020, no início da pandemia.

As informações são da revista Crusoé. Conforme a publicação, os policiais cumprem sete mandados de busca e apreensão expedidos pela 10ª Vara Criminal Federal de São Paulo.

Além do superfaturamento, a PF investiga a suspeita de direcionamento, corrupção e lavagem de dinheiro na compra de 1.280 aparelhos feitas pelo governo paulista sem licitação.

Os respiradores foram importados da China por meio de uma empresa americana com sócios brasileiros. O governo Doria pagou antecipadamente 44 milhões de dólares aos intermediários, o equivalente a 242,2 milhões de reais. Crusoé já havia apontado suspeitas sobre a contratação em junho de 2020.

O contrato previa 3 mil aparelhos por 550 milhões de reais, mas após o atraso na entrega do primeiro lote, o governo cancelou o restante da compra e ficou apenas com os equipamentos que já havia pago antecipadamente.

Segundo a PF, peritos criminais identificaram a suspeita de superfaturamento ao analisar o processo de compra e comparar a aquisição feita pelo governo Doria com outras contratações semelhantes realizadas no país. Técnicos do Tribunal de Contas do Estado também apontaram que os preços estavam acima do valor de mercado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente esta matéria.