Ipiaú: Secretaria de Agricultura garante com o Governo do Estado investimentos para o município

Uma intensa movimentação foi empreendida na última terça-feira, 22, em Salvador pelo Secretário da Agricultura e Meio Ambiente de Ipiaú(SEAMA), Poleandro Silva, com o objetivo de garantir mais investimentos no setor que se encontra sob a sua responsabilidade. Ele esteve em órgãos de três secretarias do Governo do Estado, mantendo contato com autoridades que deram boas notícias para este município.

C MARA FRIGORÍFICA

O secretário Poleandro Silva esteve com o Chefe de Gabinete da Secretaria de Desenvolvimento Rural-SDR, Jeandro Laytynher, para entregar toda a documentação solicitada para a aquisição de uma câmara frigorífica que ampliará a infraestrutura para os açougueiros que tiveram os seus boxes reformados na segunda etapa da requalificação do Centro de Abastecimento de Ipiaú.
Jeandro garantiu que irá efetivar a compra do equipamento, com investimento em torno de R$200 mil. A aquisição será realizada através de convênio com a Prefeitura de Ipiaú ou com o Consórcio Intermunicipal do Médio Rio das Contas (CIMURC). Outra notícia promissora é de que o governador Rui Costa vai autorizar a licitação para a requalificação do Galpão de Cereais do Centro de Abastecimento.

ABASTECIMENTO DE CÓRREGO DE PEDRAS
Na Cerb - Companhia de Engenharia Hídrica e de Saneamento da Bahia-, o secretário de Agricultura e Meio Ambiente recebeu a confirmação da ampliação da rede de abastecimento de água potável que se estenderá do poço artesiano do Tingui até o distrito de Córrego de Pedras garantindo um bom atendimento para as demandas da comunidade local. A realização foi reivindicada pela prefeita Maria das Graças em audiência e prontamente atendida pelo titular da Secretaria de Infraestrutura Hídrica e Saneamento- SIHS-.

JARDIM CLONAL

Ainda na busca de benefícios para a cacauicultura, Poleandro Silva esteve reunido com o secretário de Agricultura do Estado, João Carlos, presidente do Sindicato Rural de Ipiaú, Valney Pestana para discutir o processo de revitalização da Ceplac como órgão de assistência técnica e pesquisa fundamental para a lavoura cacaueira. Também ficou definido que em convênio com a Prefeitura de Ipiaú, a Seagri vai implantar neste município uma área destinada a um jardim clonal voltado à produção de mudas de cacau de alta qualidade e produtividade.

DEFESA DA CACAUICULTURA

Representando a prefeita Maria das Graças, Poleandro participou da solenidade de lançamento da campanha publicitária de prevenção à Monilíase Cacaueira, fungo que atinge o fruto do cacau e cupuaçu, e pode dizimar plantações inteiras. A campanha foi lançada pela Secretaria da Agricultura, Pecuária, Irrigação, Pesca e Aquicultura (Seagri), no auditório do órgão, no Centro Administrativo da Bahia (CAB). Dentre outras autoridades presentes no ato estavam os titulares da Seagri, João Carlos Oliveira, da SDR, o diretor da Agência de defesa agropecuária da Bahia( ADAB), Deraldo Alves e o secretário executivo da Câmara Setorial do Cacau, Valney Pestana, além de representantes da Secretaria Estadual de Ciências e Tecnologias, Bahia ATER, MAPA e lideranças políticas ligados a Agricultura.
José Américo Castro;Prefeitura de Ipiaú/ Dircom 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente esta matéria.