Educação Especial ganha mais cinco salas de recursos multifuncionais em Ipiaú

Foto: Janaína Castro/Prefeitura de Ipiaú/Dircom
No ano letivo 2022 que se inicia na próxima segunda-feira, 14 , a Educação Especial da Rede Municipal de Ensino de Ipiaú ganha mais cinco Salas de Recursos Multifuncionais-SRM- voltadas ao atendimento de alunos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação, matriculados nas classes comuns do ensino regular.
Foto: Janaína Castro/Prefeitura de Ipiaú/Dircom
As novas salas foram instaladas nos colégios Ângelo Jaqueira e Celestina Bittencourt, assim como nas escolas Maria José Lessa de Moraes, José Mendes de Andrade e Leovicia Andrade. Com estas somam-se sete SRMs para atender a demanda e serviços específicos nas áreas da Educação Especial e Inclusiva, no município.
Foto: Janaína Castro/Prefeitura de Ipiaú/Dircom
As duas salas anteriores funcionam nas escolas Pastor Paulo e Agostinho Pinheiro e foram implantadas no ano de 2018, durante a primeira gestão da prefeita Maria das Graças quando estava na titularidade da Secretaria de educação o professor Alan Marcio Vitorino. O ato contou da professora Shirlene Gomes Oliveira.

As salas de recursos multifuncionais têm a lógica de potencializar o ensino dos alunos com deficiência ou com altas habilidades para promover condições de acesso, aprendizagem e participação no ensino regular. Não são um reforço e não substituem as atividades de salas regulares, com as quais devem estar em sintonia. São ambientes com materiais, mobiliários e equipamentos tecnológicos para ofertar o atendimento educacional especializado.

Profissionais especializados no assunto, alguns dos quais com experiência no Centro de Apoio Pedagógico de Ipiaú-CAP- estarão atuando nas sete salas de recursos multifuncionais. Eles são fundamentais para se aproveitar ao máximo o potencial das salas e têm um papel importante na interlocução com docentes e alunos das salas de aula do ensino comum, e na interface da atuação com a família

A coordenação da Educação Especial do Sistema de Ensino Municipal bem como das Salas de Recursos Multifuncionais, foi confiada pela atual secretária de educação e Cultura do Município, Erlandia Souza, à professora Maricelma Solange Gonçalves dos Santos.

“Celma”, como é mais conhecida a coordenadora, lecionou no Centro de Apoio Pedagógico de Ipiaú- CAP, e trabalha com Educação Especial desde 2003, ou seja, há 19 anos. Graduada em Pedagogia com ênfase nas séries iniciais, e em Sociologia, ela possui especializações em Educação Especial, Educação Inclusiva e formação em AEE e em Deficiência Intelectual. (José Américo Castro).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente esta matéria.