E se por acaso, no contra-ataque, Rui Costa decidir concorrer à Câmara dos Deputados?

Se Rui Costa (PT) renunciar para concorrer ao Senado ou a uma vaga de deputado, quem assume é João Leão (foto)

Com o PT em ebulição depois das revelações do presidente nacional do PSD, Gilberto Kassab, apontando Rui Costa (PT) como a responsável pelo impasse para a formação da chapa governista na Bahia, petistas passaram a especular que, caso seja constrangido a não concorrer ao Senado pelo grupo do senador Jaques Wagner (PT), o governador pode, no contra-ataque, decidir disputar uma vaga na Câmara dos Deputados.

A justificativa oficial seria a de que, por causa do seu alto nível de avaliação na Bahia, ele pode funcionar puxando votos para a bancada, embora a tese também seja contestada no próprio PT. Para muitos, com Rui no governo até o final e Wagner concorrendo à sucessão estadual, o partido pode fazer até 12 deputados, número que cairia para oito caso o governador decida renunciar para poder disputar as próximas eleições.

Mas, no fundo, a iniciativa poderia ter um gosto de vingança porque, também neste caso, quem assumiria o governo seria o vice-governador João Leão (PP), visto com desconfiança por Wagner, Otto e praticamente toda a base petista. Eles temem que, uma vez no cargo, Leão ‘dê a louca’, bata no peito, diga que é candidato natural e resolva disputar a sucessão, derrotando todos eles internamente para acabar entregando o governo de bandeja para ACM Neto (DEM).

Política Livre

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente esta matéria.