Ciclistas de Ipiaú ganharão a primeira ciclofaixa da cidade

                                        A ciclofaixa terá modelo semelhante a este
Foto: Janaina Castro/Dircon Prefeitura de Ipiaú).
Atendendo a uma solicitação do Bike Clube de Ipiaú, a prefeita Maria das Graças autorizou a elaboração do projeto de instalação de uma ciclofaixa nas principais ruas do centro da cidade. O equipamento se estenderá por mais de um quilometro e será viabilizado com recursos viabilizados através de emendas parlamentares dos deputados progressistas Mario Junior e Niltinho.

A obra deverá ser iniciada no próximo mês de março, logo após a realização da licitação para a definição da empresa que realizará o serviço. O equipamento, orçado em cerca de R$ 80 mil, se estenderá por 1.170 metros no trecho que envolve a Praça Rui Barbosa e as ruas Dois de julho, Sete de Sete, Moisés Santos e Castro Alves, passando pelas praças Virgílio Damásio e João Carlos Hohllenwerger.

O Diretor de Transito do Município, Antônio Carlos “Itaibó”, adiantou que o lado esquerdo dessas vias receberá a demarcação da ciclofaixa, com a sinalização apropriada. ltaibó assegura que a obra não afetará a capacidade de trânsito nessas vias centrais. “A ciclofaixa integrará os diferentes meios de transporte, ampliando as condições de segurança e acessibilidade. Além disso será utilizada em horários específicos”, ressalta o Diretor de Transito.

ANTIGO SONHO

O presidente do Bike Clube de Ipiaú, Leandro Macêdo, lembra que o projeto autorizado pela prefeita Maria das Graças, é uma antiga reivindicação dos ciclistas deste município e sinaliza um importante passo em prol do esporte que a cada dia ganha mais adeptos na cidade. “Estamos na expectativa de ver o projeto concretizado. Será um sonho nosso que se tornará em realidade”

O QUE É

Ciclofaixa é uma faixa delimitada com pintura e sinalizadores, como tachões e “olhos de gato”, além das placas de sinalização vertical e horizontal. No Manual do Denatran, a ciclofaixa é definida como "parte da pista, calçada ou canteiro central destinado à circulação exclusiva de bicicletas, podendo ter piso diferenciado e ser implantada no mesmo nível da pista de rolamento, ou da calçada ou do canteiro. ( José Américo Castro/Dircon Prefeitura de Ipiaú).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente esta matéria.