Você sabe o que é “fósforo” no linguajar eleitoral? Confira no Glossário

                         Serviço de pesquisa pode ser acessado em link específico no Portal do TSE
Você sabe o que significa a expressão “fósforo” para a Justiça Eleitoral? O Glossário Eleitoral Brasileiro responde: fósforo era a pessoa que votava no lugar de um eleitor, ou seja, um impostor. A origem possível do vocábulo decorreria da semelhança da urna de madeira com uma caixa de fósforos e, nesse sentido, o fósforo se dispunha a riscar, isto é, a votar em qualquer urna.

O Glossário também traz o conceito de circunscrição eleitoral, que é o espaço geográfico onde se trava determinada eleição. Assim, na eleição do presidente e vice-presidente da República, a circunscrição eleitoral é o país; o estado, nas eleições para governador e vice-governador, senadores, deputados federais e estaduais; o município, nas eleições de prefeito e vereadores; e o distrito, onde e quando se realiza a eleição pelo sistema distrital.

O Glossário

O Glossário Eleitoral contém mais de 300 verbetes utilizados pelos operadores do Direito Eleitoral. Além de esclarecer de maneira simples a terminologia jurídica, o serviço revela como algumas expressões surgiram ao longo da história das eleições.

Para facilitar a pesquisa, os verbetes estão distribuídos em ordem alfabética, para facilitar a procura pelo enunciado desejado.
Gestor responsável: Assessoria de Comunicação

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente esta matéria.