Caps realiza campanha do Janeiro Branco em Ipiaú

O Centro de Atenção Psicossocial (Caps I), por intermédio da Secretaria de Saúde e Prefeitura Municipal de Ipiaú, promove neste mês a campanha Janeiro Branco, iniciativa que busca chamar a atenção das pessoas para questões relacionadas à saúde mental e emocional, bem como à promoção do bem-estar social. Palestras, orientações e rodas de conversa promovidas no decorrer do mês contarão com o apoio das Unidades de Saúde como meio de intercambiar relatos e experiências, assim como momentos de fortalecimento com os profissionais da área.

As conversas, nas salas de espera, conduzem as pessoas a refletirem sobre a importância de valorizar a vida, o autoconhecimento, autocuidado e a esperança de dias melhores, e identificar a real importância da saúde emocional. A Psicóloga Jéssica Bacelar - Coordenadora do CAPS destaca a importância da Psicoeducação no sentido de que a saúde mental saia da invisibilidade e, assim, permita às pessoas buscarem o que as tornam bem, e consequentemente entendendo o que não as fazem bem.

A coordenadora do CAPS ressalta a importância da conscientização da prevenção ao adoecimento emocional e lembra que cuidar da saúde mental é cuidar da vida. A campanha ocorre no primeiro mês do ano, pois é o momento em que as pessoas estão mais abertas para pensar metas e prioridades que, com os devidos estímulos, podem incluir o cuidado com o seu bem-estar mental e social, principalmente no atual contexto da pandemia, que tem intensificado casos de adversidades psicológicas e demais problemáticas sociais.

Neste ano o lema da campanha é “O Mundo Pede Saúde Mental”, cuja escolha recai na alta incidência de problemas de saúde mental que aflige a humanidade. A ansiedade por exemplo atinge mais de 260 milhões de pessoas, sendo que o Brasil é o pais com o maior número de pessoas ansiosas, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS). Novos dados mostram que 86% dos brasileiros sofrem com algum transtorno mental, como ansiedade e depressão.

José Américo de Castro: Prefeitura de Ipiaú/Dircom

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente esta matéria.