Programa itinerante da Bahia segue realizando mamografias em Ipiaú até 16 de dezembro

Foto: Divulgação/Prefeitura de Ipiaú/Dircom
Prossegue até o próximo dia 16 de dezembro, o mutirão para rastreamento de câncer de mama desenvolvido pelo programa itinerante Saúde sem Fronteiras, do Governo da Bahia em parceria com a Prefeitura Municipal de Ipiaú.

A ação teve início no dia 30 de novembro e deve atender 2.100 mulheres, de 50 a 69 anos, com mamografias inconclusivas e a oferta de exames complementares para o diagnóstico e o encaminhamento ao tratamento do câncer de mama.
Foto: Divulgação/Prefeitura de Ipiaú/Dircom
A unidade móvel está estacionada ao lado do prédio da UPA, nas proximidades do Ginásio de Esportes. Para ser atendida, no período das 7 às 19h, a paciente deve levar documento de identidade, cartão do SUS e comprovante de residência. O agendamento foi feito de forma prévia pelas equipes das Unidades de Saúde do município.

A estratégia itinerante do Saúde sem Fronteiras é um programa da Secretaria da Saúde do Estado (Sesab) e tem o compromisso de ampliar e descentralizar o acesso a serviços de saúde em toda a Bahia, indo em locais onde as pessoas não conseguem realizar alguns atendimentos, ou exames, tais como mamografias, odontologia e oftalmologia.

A secretária de Saúde de Ipiaú, Laryssa Dias explica que o diagnóstico precoce pode levar à cura em 90% dos casos de câncer de mama, que é o mais letal entre outros que atingem as mulheres. ”Quando o câncer de mama é precocemente descoberto pode-se evitar o procedimento cirúrgico e complementares como quimioterapia ou radioterapia, aumentando a sobrevida dessas pacientes e reduzindo a incidência de óbitos”, destacou Laryssa.

A prefeita Maria das Graças Mendonça celebra o acesso de mais mulheres ao exame em Ipiaú. “É uma ação de extrema importância, porque é o que pode salvar muitas vidas. Detectar precocemente um nódulo que seja, fará diferença na vida de uma família, e quanto mais esse acesso for universal, menos sofrimento teremos”, afirmou a prefeita.
José Américo Castro: Prefeitura de Ipiaú/Dircom

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente esta matéria.