Maestro Fred Dantas realizará concerto popular em homenagem ao aniversário de Ipiaú

Foto: Divulgação
Da programação comemorativa dos 88 anos de emancipação política de Ipiaú, consta um concerto popular do maestro Fred Dantas e seu grupo musical. O espetáculo acontece na noite desta quinta-feira, 2 de dezembro, na Praça Rui Barbosa, com a participação especial dos cantores Irma Ferreira e Mário Bezerra. O maestro tem uma sólida carreira como músico, compositor, pesquisador e líder de filarmônicas e orquestras. Suas apresentações costumam mesclar obras de interesse cultural com um repertório que transmite animação e movimento.
Foto: Divulgação
A participação no concerto popular dos dois convidados será um verdadeiro presente para a cidade, pois Irma Ferreira é uma cantora de ópera que agora realiza um trabalho de resgate e gravação dos cantos e rezas da tradição afro-brasileira que tem sido muito bem acolhido pelo público baiano. O cantor Mário Bezerra construiu uma carreira brilhante no teatro e no momento tem se notabilizado como cantor, realizando uma série de shows individuais muito bem aplaudidos.

O concerto popular vai se iniciar com a execução do Hino de Ipiaú, composto por Manoel Pinto (Mapin) e Jairo Simões, seguido de cantos de trabalho com o cacau, uma cultura musical essencialmente ligada à tradição agrícola da cidade e região. Em um segundo momento da apresentação o maestro vai executar ao trombone um repertório de chorinho brasileiro que faz parte da sua coleção de gravações consagradas no Brasil e também no exterior, onde constam músicas de Pixinguinha, Jacob do Bandolim e também do alagoano Luis dos Santos, o Saraiva, que fez grande sucesso por longos anos em toda a Bahia.

A apresentação segue com a participação dos cantores convidados, trazendo músicas internacionais e sucessos que marcaram época nas vozes de Roberto Carlos, Benito di Paula e Nana Caymmi, por exemplo. Em seguida o maestro fará uma homenagem à pranteada Marília Mendonça. A apresentação de Fred Dantas em Concerto se encerra com algumas músicas que irão lembrar o período das discotecas em Ipiaú e também da influência da jovem música afro-baiana que se tornou conhecida mundialmente.

O ARTISTA
Fred Dantas é membro da Orquestra Sinfônica da UFBA, onde ocupa a cadeira de trombone. Fundou, junto com Zeca Freitas, o Festival de Música Instrumental da Bahia e o Grupo Raposa Velha, de concepção muito avançada para a época. Aprimorou-se no choro com o grupo Os Ingênuos, sob a liderança do notável Edson 7 Cordas. Tocou e gravou discos com Batatinha, Riachão, Walmir Lima, Claudete Macedo, Moraes Moreira, Daniela Mercury, Hermeto Pascoal e o também maestro, compositor, arranjador, saxofonista e clarinetista brasileiro de choro, samba e jazz, Paulo Moura, dentre outros monstros sagrados da música popular e erudita nacional.( José Américo Castro).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente esta matéria.