Setembro Amarelo - Secretaria Municipal de Saúde de Ipiaú realiza ações de prevenção ao suicídio

Foto: Divulgação/Prefeitura de Ipiaú/Dircom
A Secretaria Municipal de Saúde de Ipiaú através do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS I) vem realizando uma série de ações em alusão à campanha Setembro Amarelo que visa conscientizar a população quanto a prevenção ao suicídio e buscar formas de evitar esse grave problema.

Na manhã desta sexta-feira, 10 de setembro, Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio, o CAPS I promoveu uma blitz educativa com o intuito de trazer para a comunidade a importância da valorização da vida. Um dos lemas da campanha é: “Falar é a melhor solução”, "Combater estigmas pode salvar vidas".

O evento, na Avenida Lauro de Freitas (sentindo BR) nas imediações do CAPS, foi bem recebido pelas pessoas abordadas, tendo algumas delas se colocado como multiplicadores da proposta. A programação prossegue, no decorrer deste mês, com atividades no CAPS I, bem como em todas as Unidades de Saúde.

No próximo dia 25 acontecerá uma Passeio Ciclístico pelas ruas da cidade, dando assim mais visibilidade a essa temática de tamanha importância. A psicóloga Jéssica Bacelar ressalta que a campanha não se limita apenas a este mês de setembro, onde ganha mais evidência, mas durante todo o ano “com todos em busca de salvar vidas”.

Norteadas pelos lemas “Falar é a melhor solução”, "Combater estigmas pode salvar Vidas" , a secretária de saúde Laryssa Dias e a coordenadora do, a Psicóloga Jéssica Bacelar, bem como toda equipe do CAPS sinalizam que a primeira medida preventiva é a PSICOEDUCAÇÃO.

COMPARTILHAR INFORMAÇÕES

“É preciso perder o medo de se falar sobre o assunto. O caminho é quebrar tabus e compartilhar informações. Esclarecer, conscientizar, estimular o diálogo de forma que contribua para que o assunto saia da invisibilidade e, assim, mudar essa realidade com o objetivo de salvar vidas”, esclarece a psicóloga Jéssica Bacelar.

A temática é rodeada de estigmas e preconceito, por isso, um dos objetivos da campanha é reforçar a importância de falar sobre o assunto. Pois, é uma forma de alertar as pessoas, assim podendo ser ajudadas a partir do momento em que as mesmas são identificadas, consequentemente Salvando Vidas.

Atualmente, o suicídio é a segunda causa de morte entre jovens com idades entre 15 e 29 anos. Dia 10 de setembro é considerado o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio. Estima-se que no mundo acontece um suicídio a cada 40 segundos, e a depressão configura como a maior motivação.

José Américo Castro Prefeitura de Ipiaú/Dircom

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente esta matéria.