Portal do TSE oferece serviço on-line e gratuito para tirar o título eleitoral

Foto: Divulgação/TSE
A cidadã ou o cidadão, para exercer o direito de se tornar uma eleitora ou eleitor, necessita fazer o alistamento eleitoral, ou seja, tirar o primeiro título eleitoral. Para isso, está disponível no Portal do TSE todas as informações com o passo a passo que precisa ser seguido.

O serviço é on-line e gratuito e ocorre por meio do sistema TítuloNet, que pode ser acessado por computador, tablet ou celular. Segundo o artigo 14 da Constituição Federal, o voto é facultativo para jovens de 16 e 17 anos, mas passa a ser obrigatório a partir dos 18 anos.

Por isso, se você já tem idade para participar de uma eleição, não perca tempo. O prazo para tirar o título e votar nas próximas eleições é maio de 2022.

Confira mais informações disponíveis no portal do TSE:
História e futuro do título de eleitor

O portal também apresenta ao usuário uma linha do tempo que conta a evolução do documento ao longo da história. É possível visualizar os modelos de títulos eleitorais desde 1881 até o atual e-Título.
Foto: Divulgação/TSE
Ao final da página, a pessoa tem mais informações sobre o uso e como baixar o aplicativo do e-Título. O app móvel funciona como a via digital do título de eleitor. Permite o acesso rápido e fácil às informações do eleitor cadastradas na Justiça Eleitoral. Apresenta dados como: zona eleitoral, situação cadastral, além da certidão de quitação eleitoral e da certidão de crimes eleitorais.


Gestor responsável: Assessoria de Comunicação

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente esta matéria.