Histórias emocionantes marcam trajetórias de soldados PM e BM

Foto: Vitor Barreto
Na data em que se comemora o ‘Dia do Soldado’, celebrada nesta quarta-feira (25), conheça relatos de vidas salvas por profissionais da SSP.
Eles são donos de histórias marcantes que vivem, diariamente, por conta da profissão escolhida. Na Bahia, atualmente, cerca de 16 mil soldados integrantes da Polícia Militar (PM) e do Corpo de Bombeiros Militar (CBM) possuem relatos emocionantes que, de alguma maneira se cruzam e, na data dedicada a eles, comemorada nesta quarta-feira (25), serão contadas.
Foto: Vitor Barreto
Na data em que se comemora o ‘Dia do Soldado’, celebrada nesta quarta-feira (25), conheça relatos de vidas salvas por profissionais da SSP.
O que era pra ser mais um dia normal de trabalho para os soldados Leandro Gonçalves e Denilson Carmo, lotados no 13º Grupamento de Bombeiros Militar (Gmar) e na Base Comunitária de Segurança (BCS) Rio Sena, respectivamente, acabou se tornando motivo de orgulho da profissão quando, com atenção, cuidado e agilidade, ambos salvaram a vida de um jovem e uma bebê de um mês de vida, na capital baiana.

Leandro já imaginava que, por ser inverno, o mar estava mais revolto. A experiência de mais de 20 anos como surfista também indicava que naquela sexta-feira, 12 de Junho de 2021, as correntes de retorno da praia do Barravento estariam muito fortes e o risco de afogamento era grande.

“O mar no final da tarde tende a ficar com as ondulações ainda mais crescentes. Foi quando me deparei com Ricardo entrando no mar e em segundos sendo levado cerca de 60 metros pela correnteza”, explicou o bombeiro.

A partir daí ele e outros dois colegas de guarnição entraram na água, enfrentaram diversas ondas crescentes que os jogavam para o lado esquerdo da praia, contando com o risco de serem levados direto para as rochas do Cristo da Barra, e conseguiram resgatar o adolescente com vida.

Emoção também no Subúrbio

Mesmo desesperado, o pai da pequena Alana Macedo não pensou duas vezes e buscou a ajuda de equipes da BCS do Rio Sena, instalada próximo à casa onde ele vivia com a sua família. A história do homem cruzou com a do soldado Denilson que, preparado para qualquer tipo de ocorrência junto com o soldado PM José Candido Cruz, conseguiu desentalar a bebê engasgada com leite materno.

“O pai colocou ela nos meus braços e quando olhei a pequena já estava roxa e sem conseguir respirar. Então eu rapidamente fiz uma manobra colocando ela no meu antebraço e dando algumas batidas nas costas para que ela pudesse desentalar e respirar melhor”, contou o policial, bastante emocionado.

Após a criança golfar, ele retirou o excesso de mucosa expelida e, junto com o colega, conduziu a família para uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA), onde foram atendidos e liberados. “Nossa filha quase veio a óbito mas, graças a Deus e a eles, ela está viva e saudável. Muito obrigado a esses heróis”, disse o pai da pequena Alana, Alan Santos Pereira.
Fonte: Ascom / Rafael Rodrigues

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente esta matéria.