Conheça Andre Mendonça, indicado por Bolsonaro a ministro do STF

Atual advogado-geral da União poderá ficar 27 anos na Corte, se a nomeação for aprovada pelo Senado
Sérgio Lima/Poder360 - 29.abr.2020/
Atual advogado-geral da União André Mendonça e o presidente Jair Bolsonaro. Indicado ao STF já passou pelo Ministério da Justiça
O advogado-geral da União André Luiz de Almeida Mendonça, de 47 anos, foi indicado pelo presidente Jair Bolsonaro nesta 3ª feira (13.jul.2021) para a vaga de ministro do STF (Supremo Tribunal Federal). A escolha ainda precisa passar pela aprovação do Senado.

Caso seu nome seja confirmado, ele assume no lugar de Marco Aurélio, que se aposentou da Corte depois de 31 anos de serviço. Mendonça poderá ficar por 27 anos no STF.

Nascido em Santos (SP), André Mendonça é advogado da União desde 2000. Em janeiro de 2019, assumiu como ministro da AGU (Advocacia-Geral da União). Antes, foi advogado da Petrobras Distribuidora, de 1997 a 2000.

Tomou posse no Ministério da Justiça e Segurança Pública depois da saída do ex-ministro Sergio Moro. Foi nomeado em 28 de abril de 2020 e assumiu no dia seguinte (29). Voltou à AGU em 30 de março de 2021.

Ele é doutor e mestre em Direito pela Universidade de Salamanca, na Espanha. Apresentou teses sobre recuperação de ativos desviados pela corrupção.

O ministro é pós-graduado em Direito Público pela UnB (Universidade de Brasília). Fez a graduação em Direito na ITE (Instituição Toledo de Ensino), atual Centro Universitário de Bauru. Ele é pastor da Igreja Presbiteriana.

Como Diretor do Departamento de Patrimônio e Probidade da AGU recebeu em 2011 o Prêmio Innovare –que reconhece as melhores práticas exercidas no âmbito do Poder Judiciário– na categoria especial cuja temática foi o “combate ao crime organizado”, de acordo com seu currículo acadêmico.O Poder360

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente esta matéria.