TCU vê indícios de fraude de R$ 40 milhões em investimento envolvendo sócio de Precisa

Foto: Leopoldo Silva/Agência Senado

O Tribunal de Contas da União cita em um relatório a existência de indícios de fraude no investimento de R$ 40 milhões do Postalis, fundo de pensão dos funcionários dos Correios, na Global Gestão em Saúde, sócia da Precisa, empresa investigada por suspeitas no contrato de compra das vacinas indianas Covaxin.

Segundo a área técnica do TCU, “há dúvidas acerca do real valor das ações” da empresa, cujo sócio é Francisco Maximiano, que será ouvido pela CPI.

Os valores investidos já foram contabilizados como perda pelo Postalis e o TCU quer saber quais são os “atores envolvidos” na liberação do aporte no FIP Saúde, que repassou o dinheiro à Global e deu prejuízo ao fundo de pensão.

O TCU cita no processo que a Global é investigada pelo Ministério Público Federal no caso das compras de medicamentos de alto custo pelo Ministério da Saúde na gestão de Ricardo Barros (PP-PR), líder do governo Bolsonaro.

As suspeitas sobre os investimentos na Global também foram encaminhadas pelo TCU às forças-tarefas Greenfield e Postalis, responsáveis pelas investigações criminais de casos de desvios nos fundos de pensão de servidores de empresas públicas.

O Painel procurou Maximiano, mas não obteve resposta até o fechamento da edição.
Painel/Folhapress

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente esta matéria.