Ex-conselheiro de entidade ruralista substitui Salles no Meio Ambiente

Joaquim Álvaro Pereira Leite ficou à frente da SRB por 23 anos
Reprodução/YouTube - 23.jun.2021
Ex-conselheiro de uma das principais entidades ruralistas do país, a SRB (Sociedade Rural Brasileira), Joaquim Álvaro Pereira Leite será o substituto de Ricardo Salles no comando da pasta do Meio Ambiente depois do pedido de demissão apresentada pelo agora ex-ministro nesta 4ª feira (23.jun.2021). A troca foi publicada no DOU (Diário Oficial da União).

Salles já foi diretor jurídico da SRB. A entidade apoiou sua nomeação para o comando do ministério em 2018, enviando uma carta ao presidente Jair Bolsonaro para reforçar a sua indicação.

Leite já ocupa cargos de confiança no Ministério do Meio Ambiente desde 2019, quando era diretor do Departamento Florestal. Atualmente, era responsável pela Secretaria de Florestas e Desenvolvimento Sustentável da pasta, que deu lugar à nova Secretaria da Amazônia e Serviços Ambientais.

O ex-conselheiro da SRB ficou na entidade por 23 anos, de janeiro de 1996 a julho de 2019. É formado em administração de empresas pela Unimar (Universidade de Marília) e tem MBA pelo Insper (Instituto de Ensino e Pesquisa).
Eis o vídeo do pedido de demissão de Ricardo Salles (5min e 24seg):

“Eu vim anunciar que apresentei ao presidente da República [Jair Bolsonaro] e ele já aceitou e foi publicado o meu pedido de exoneração do cargo de ministro de Estado do Meio Ambiente. Cargo esse que muito me honrou o convite e eu desempenhei da melhor forma possível ao longo de dois ano e meio“, disse Salles.
INVESTIGAÇÃO

No dia 19 de maio, a Polícia Federal deflagrou busca e apreensão em endereços ligados a Salles e ao Ministério. A ação teve como objetivo , segundo a PF, apurar crimes corrupção, advocacia administrativa, prevaricação e facilitação de contrabando. Os delitos teriam sido praticados por agentes públicos e empresários do ramo madeireiro.

A operação, batizada de Akuanduba, foi deflagrada por ordem do ministro Alexandre de Moraes, do STF (Supremo Tribunal Federal). Eis a decisão (636 kb).

A decisão judicial ainda determinou a quebra dos sigilos fiscal e bancário de Salles. A casa do ministro do Meio Ambiente, na região central de São Paulo, o imóvel funcional que ele ocupa em Brasília e um gabinete da pasta no Pará estão entre os endereços visitados pelos agentes da PF. Somente 19 dias depois da operação, Salles entregou o seu celular à PF.

Fonte: O Poder360 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente esta matéria.