Clica e Confirma: sistema eletrônico de votação é apresentado a parlamentares

Podcast mostra como foi a visita ao TSE do grupo de deputados da comissão da Câmara dos Deputados que debate a adoção do voto impresso
O Clica e Confirma, podcast da Justiça Eleitoral, já está disponível. O programa mostra como foi a visita, ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE), do grupo de parlamentares da Comissão Especial da Câmara dos Deputados que trata da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) nº 135/2021 – que propõe a implantação do voto impresso. Técnicos da Secretaria de Tecnologia da Informação (STI) do Tribunal apresentaram aos convidados detalhes do sistema eletrônico de votação.

As deputadas e os deputados federais também visitaram as instalações da STI para ver de perto o trabalho e as áreas do Tribunal responsáveis pelo desenvolvimento do sistema eletrônico de votação. Eles conheceram, inclusive, a sala-cofre da Corte, onde ficam instalados os supercomputadores que atuam nas ações informatizadas da Justiça Eleitoral.

O podcast também mostra como foi a conversa do presidente do TSE, ministro Luís Roberto Barroso, com jornalistas em uma coletiva de imprensa realizada de forma virtual. “Eu sou juiz, e o Tribunal Superior Eleitoral é um tribunal. Nós lidamos com fatos e com provas. Qualquer cidadão que tenha alguma prova de que houve fraude no processo eleitoral tem o dever cívico de encaminhar ao TSE, e nós vamos apurá-la. Fora isso, é retórica política, palavras ao vento”, disse o ministro durante a coletiva.

O Clica e Confirma ainda fala da nomeação da nova ministra substituta do TSE na classe dos juristas, Maria Claudia Bucchianeri Pinheiro, e da decisão do corregedor-geral da Justiça Eleitoral, ministro Luis Felipe Salomão, que determinou que qualquer autoridade pública que tenha relatado ou que venha a relatar a ocorrência de fraudes ou inconformidades no processo eleitoral brasileiro apresente, no prazo de 15 dias, evidências ou informações sobre os fatos.

O programa é apresentado pelo jornalista Rimack Souto. Você pode ouvir o Clica e Confirma no Portal do TSE e no canal do Tribunal no Spotify.

PN/LC, DM com informações da Coordenadoria Audiovisual do TSE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente esta matéria.