Após ouvir Lira, Bolsonaro nomeia para o TSE ex-advogada de Lula

Foto: Roberto Jayme/ASCOM/TSE

A advogada Maria Claudia Bucchianeri, que representou o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva nas campanha de 2018, foi nomeada para vaga no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) pelo presidente Jair Bolsonaro. A nomeação da advogada foi apoiada pelo presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP/PI), que fez a indicação a Bolsonaro.

A atuação de Lira , conforme apurou o Valor Econômico, foi fundamental para quebrar a resistência do presidente à advogada que já trabalhou para outros partidos e políticos, inclusive defendendo o atual presidente da Câmara e também familiares do parlamentar. Maria Claudia era uma das juristas mulheres indicadas para a vaga no tribunal conforme lista tríplice aprovada pelo Supremo Tribunal Federal (STF), à qual Bolsonaro era indicado a seguir.

Ainda segundo o Valor, Bolsonaro tinha maior inclinação pela escolha de Marilda Silveira, advogada do Novo na ação que resultou na declaração de inelegibilidade de Lula, e Ângela Baeta, que foi advogada de Henrique Meirelles (MDB), nas eleições de 2018. Elas tinham o apoio dos ministro do STF, Gilmar Mendes e Luís Roberto Barroso, nesta ordem.

Maria Claudia Bucchianeri também já representou o ex-governador do Rio, Wilson Witzel, e foi apoiada publicamente pela Associação Nacional dos Juristas Evangélicos (Anajure), que também ajudou Bolsonaro a indicá-la. A advogada foi ainda assessora do ex-decano Celso de Mello e orientanda do ministro Alexandre de Morais na Universidade de São Paulo (USP).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente esta matéria.