Ipiaú retoma vacinação da segunda dose da Coronavac nesta segunda-feira

Foto: Divulgação/Prefeitura de Ipiaú/Dircom
A Secretaria Municipal de Saúde vacina hoje (17), pessoas que estão aguardando pela dose de reforço da vacina Coronavac. O município recebeu um novo lote neste último final de semana para completar o ciclo vacinal daquelas em que a segunda dose estava marcada no cartão de vacinação para até o dia 01 de maio. Na terça-feira (11), receberam a segunda dose as pessoas que tinham a dose de reforço marcada para até o dia 27/04.

As vacinas da Coronavac estão em falta em várias cidades do país por conta da interrupção da produção causada pela falta da matéria-prima vinda da China. Lotes que eram para ser entregues no fim de abril, foi possível apenas no final da primeira semana de maio, e na última sexta-feira (14), o que atrasou a finalização do ciclo vacinal para algumas pessoas. Após essa última entrega, o Instituto Butantan, responsável pela produção da Coronavac, disse não ter previsões de novas entregas, visto mais uma vez o desabastecimento do ingrediente farmacêutico ativo (IFA).

De acordo com a secretaria, a segunda dose da Astrazeneca/Oxford continua disponível no ponto de vacinação de segunda a sexta-feira. Hoje também segue a vacinação de pessoas acima de 60 anos, e pessoas com comorbidades (lista abaixo).
Foto: Divulgação/Prefeitura de Ipiaú/Dircom
A vacinação continua ocorrendo de segunda a sexta-feira, das 08h às 12h, em sistema drive thru e da forma convencional para quem não chega ao Estádio Pedro Caetano de veículo.

Para se vacinar a pessoa deve apresentar os seguintes documentos: cartão do SUS, CPF, cartão de vacinação, comprovante de residência ou cartão família. Pessoas com comorbidades devem apresentar o relatório médico e profissionais de educação, contracheque ou contrato de trabalho. Os idosos acamados ou com alguma dificuldade de locomoção recebem a vacina em casa. A solicitação deve ser realizada por um responsável, na Unidade Básica mais próxima do seu domicílio.
Foto: Divulgação/Prefeitura de Ipiaú/Dircom
Grupos com comorbidades que já podem se vacinar:

Valvopatias, cardiopatias congênitas no adulto, arritmias cardíacas, miocardiopatias e pericardiopatias, obesidade mórbida, síndromes coronarianas, diabetes em pessoas acima de 40 anos, cirrose hepática, hemoglobinopatias, doenças da aorta, dos grandes vasos e fístulas arteiovenosas, prótese valvares e dispositivos cardíacos implantados, doenças cerebrovasculares (isquêmicos, hemorrágicos ou transitórios) e/ou demência vascular e hipertensão arterial resistente, hipertensão arterial estágio 3 e hipertensão arterial estágio 1 e 2 com lesão em órgão-alvo e/ou comorbidade para pessoas com idade acima de 40 anos.

Prefeitura de Ipiaú/Dircom

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente esta matéria.