Praça João Carlos Hohlenwwerger, 06 Tel-(73) 35313567-Ipiaú-BA

Prefeitura de Ipiaú promovesemana de prevenção da gravidez na adolescência

A Secretaria de Ação Social de Ipiaú, através do CREAS, vem realizando a Semana Nacional de Prevenção da Gravidez na Adolescência. O evento conta com o apoio do CRAS e do Conselho Tutelar, além dos demais órgãos que integram a rede de proteção à criança e ao adolescente, no município.

O objetivo é informar sobre medidas preventivas e educativas que contribuam para a redução da incidência da gravidez nessa faixa etária da população e abrir espaços de discussão sobre os desafios que o adolescente enfrenta com a gravidez precoce. Daí o tema: “Precisamos falar sobre isso”. A campanha convoca principalmente os pais e convida os meninos que na maioria das vezes não aparecem em campanhas dessa natureza a participarem desse diálogo, já que fazem parte desse processo.

A coordenadora do CREAS , Jamille Torres, informou que a programação da Semana de Prevenção da Gravidez na Adolescência, envolve entrevistas nas emissoras de rádio da cidade, campanha de conscientização nas redes sociais da Prefeitura, roda de conversa com os jovens na pista de skate da Praça de eventos Álvaro Jardim, panfletagens nas áreas próximas aos semáforos e na feira livre do centro de Abastecimento, visitas às unidades básicas de saúde da família e diálogos na sala de espera dos beneficiários da Bolsa Família, além da exibição de vídeo e outras atividades.

A secretária de Ação Social, Rebeca Cancio, disse que sua pasta tem se preocupado com o problema da gravidez na adolescência que induz a manutenção do ciclo de pobreza e baixa escolaridade. “Essas jovens apresentam várias consequências na saúde, educação, emprego, nos seus direitos e na autonomia na fase adulta ao terem filhos tão cedo”, pontuou a secretária.

A desinformação sobre sexualidade, direitos sexuais e reprodutivos, além do uso inadequado de contraceptivos e falta de diálogo na família são algumas das causas determinantes para a incidência da gravidez na adolescência.

José Américo Castro/Prefeitura de Ipiaú/Dircom

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente esta matéria.