Anúncio de fechamento de fábricas da Ford no País pega sindicatos de surpresa

Foto: Wilson Pedrosa

O anúncio do fechamento das fábricas da Ford em Taubaté (SP), Camaçari (BA) e Horizonte (CE) pegou de surpresa os sindicatos de trabalhadores. O presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Camaçari, Júlio Bonfim, se pronunciou em vídeo no Facebook na tarde desta segunda-feira, 11. “É muito difícil. Foi algo que bateu agora nas nossas costas de forma muito forte, estamos tentando ainda absorver essa porrada, algo que a gente nunca imaginaria que aconteceria no Brasil”, disse. Segundo Bonfim, 12 mil empregos, diretos e relacionados ao setor de autopeças, serão afetados pelo fechamento na Região Metropolitana de Salvador.

A mensagem foi gravada por ele após uma reunião com a presidência da Ford na América do Sul, a chefia de Recursos Humanos e representantes e dirigentes sindicais da fábrica. Bonfim não deu detalhes sobre a conversa, mas anunciou uma assembleia para as 5h30 desta terça-feira, 12, na porta da Ford em Camaçari, para dar direcionamentos, tirar dúvidas e repassar informações da reunião para os trabalhadores. “É pedir a Deus que a gente consiga construir soluções, por mais que a empresa bata aqui na mesa e diga que é um encerramento sem nenhum tipo de intervenção”.

O Sindicato dos Metalúrgicos de Taubaté convocou uma assembleia emergencial para a tarde desta segunda-feira, com início marcado para as 17h30. A reportagem não conseguiu ainda contato com os representantes dos trabalhadores da fábrica de Horizonte.

Repercussão negativa

O prefeito de Camaçari, Elinaldo Araújo (DEM), lamentou, em nota, o anúncio da montadora. Ele disse que será uma grande perda para Camaçari e para a Bahia. “Com muita tristeza, recebemos esta notícia da Ford. Infelizmente, a crise provocada pela pandemia da covid-19 trouxe consequências ruins para a área da saúde e, também, para a economia, fazendo com que pequenos e grandes negócios se tornem inviáveis. Lamento o fechamento da fábrica e me solidarizo com os trabalhadores”, disse.

O prefeito afirmou ainda que acompanha a situação de perto e dará apoio aos funcionários da fábrica. “Faremos tudo o que estiver ao nosso alcance para reduzir o impacto para os trabalhadores, pais e mães de família que vão perder o seu sustento”, escreveu, ressaltando que a prefeitura vai “intensificar diálogos” com outras empresas em busca de novos investimentos.

O governo do Estado também divulgou nota lamentando o encerramento da produção e diz que já busca alternativas para minimizar o impacto. “Assim que foi informado, o governador Rui Costa entrou em contato com a Federação das Indústrias do Estado da Bahia (Fieb) para discutir a formação de grupo de trabalho para avaliar possibilidades alternativas ao fechamento”, diz o comunicado. O texto afirma que a Embaixada Chinesa foi procurada para sondar possíveis investidores interessados em assumir o negócio na Bahia.

O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM), foi mais um que comentou com pesar a notícia, citando o governo brasileiro. “O fechamento da Ford é uma demonstração da falta de credibilidade do governo brasileiro, de regras claras, de segurança jurídica e de um sistema tributário racional. O sistema que temos se tornou um manicômio nos últimos anos, que tem impacto direto na produtividade das empresas”, disse também no Twitter.

Maia disse que espera “que essa decisão da Ford alerte o Governo e o parlamento para que possamos avançar na modernização do Estado e na garantia da segurança jurídica para o capital privado no Brasil”.

Presidente nacional do DEM e ex-prefeito da capital baiana, ACM Neto também amargou a decisão da Ford. Ele lembrou da “luta política do avô, Antônio Carlos Magalhães, para que a fábrica se instalasse na Bahia, em 2001. “É com pesar que recebemos hoje essa notícia e me solidarizo principalmente com a população de Camaçari e da Região Metropolitana de Salvador, já que essa decisão, que partiu do comando mundial da montadora, terá impacto na vida de milhares pessoas”, disse.

“ACM era presidente do Senado quando, em 1999, usou do seu poder e influência para defender, mais uma vez, a Bahia. Enfrentou diversos interesses e trabalhou muito para derrotar as pretensões do Rio Grande do Sul, que também almejava ter a fábrica naquele estado. É uma notícia triste para a Bahia essa de hoje”, escreveu no Twitter.

A prefeitura de Taubaté publicou uma nota oficial no Twitter, dizendo que entende que a crise econômica mundial tem reflexos na cidade, mas que não pode arcar com “tal monta de prejuízo”. A cidade paulista afirmou que os 830 funcionários demitidos receberão o “apoio necessário” da administração municipal e que a gestão vai buscar alternativas, inclusive marcando uma reunião com o governador de São Paulo, João Doria (PSDB).



Estadão Conteúdo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente esta matéria.