TSE abre credenciamento para o Centro de Divulgação das Eleições (CDE) 2020

Este ano, os jornalistas interessados em obter informações sobre o pleito municipal contam com o CDE virtual, aberto a todos os interessados, e o presencial, com limite de vagas

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) está com as inscrições abertas para o credenciamento de veículos de comunicação e de profissionais de imprensa que desejam acompanhar, de forma virtual, a apuração das Eleições Municipais de 2020, que ocorrerão no dia 15 de novembro, em primeiro turno, e em 29 de novembro, em segundo turno, onde houver.

Os interessados devem acessar o formulário de inscrição – disponível no Portal do Tribunal – para requerer o acesso ao Centro de Divulgação das Eleições (CDE) Virtual, criado para prevenir aglomerações e uma eventual disseminação do novo coronavírus, que causa a Covid-19. O credenciamento poderá ser feito até o dia 29 de novembro, pelo site.

Para o CDE Virtual, os cadastros podem ser feitos pelos próprios profissionais de imprensa. A aprovação do registro do jornalista para acesso ao CDE Virtual será feita pela Assessoria de Comunicação do TSE (Ascom). Constatado o preenchimento correto do formulário, a Ascom enviará um e-mail com a liberação das credenciais.

Para divulgar as informações de maneira rápida e objetiva, a Ascom do Tribunal criou grupos específicos no aplicativo WhatsApp para cada tipo de mídia – rádio, TV e imprensa escrita. Todas as informações produzidas pela Assessoria de Comunicação do Tribunal serão encaminhadas para os grupos, no formato das respectivas mídias.

Além disso, todos os documentos e dados produzidos pelo CDE 2020 estarão disponíveis na página do Tribunal, nas notícias de rádio e televisão da Corte, no YouTube e nas redes sociais do TSE (Facebook, Twitter e Instagram).

CDE presencial

Já os profissionais da imprensa que desejam acompanhar, presencialmente, a apuração das Eleições Municipais de 2020 podem se inscrever até a próxima segunda-feira (9), pelo site.

As credenciais serão limitadas para evitar a proximidade de pessoas em razão da Covid-19.

O credenciamento será feito por veículo de comunicação. Não serão credenciados jornalistas nem outros profissionais individualmente. A medida será adotada para limitar a quantidade de profissionais em um mesmo local, mantendo-se, dessa forma, o distanciamento social exigido neste período de crise sanitária.

A Assessoria de Comunicação (Ascom) do TSE analisará os pedidos de credenciamento ao CDE 2020 Presencial e aprovará ou não as solicitações. A confirmação ou a recusa do credenciamento será enviada ao e-mail informado no pedido das credenciais.

Uso das credenciais presenciais

As credenciais fornecidas ao veículo deverão ser compartilhadas entre as equipes designadas para a cobertura das Eleições Municipais 2020. Valerão tanto para o primeiro quanto para o segundo turno do pleito.

O uso da credencial é de responsabilidade do profissional cadastrado para a cobertura. O extravio do documento não dará direito ao veículo de imprensa de obter outra credencial.

Serão fornecidas três credenciais por emissora de TV: uma por emissora de rádio, duas por veículo de mídia digital, duas por agência de notícias e duas por mídia impressa.

As credenciais para o CDE 2020 Presencial poderão ser retiradas pelos veículos de imprensa nos dias 12 e 13 de novembro de 2020, na Ascom/TSE, mediante identificação do profissional pela área de Segurança do Tribunal. 

Atenção às regras

Atenção! Todas as regras de funcionamento do Centro de Divulgação das Eleições (CDE) 2020 estão disponíveis no endereço https://www.justicaeleitoral.jus.br/cde-2020/ .

Também podem ser obtidas diretamente na Ascom/TSE, pelos telefones (61) 3030-7080, 3030-7541 e 3030-7091, e pelo e-mail: cdecredenciamento@tse.jus.br
#Tribunal Superior Eleitoral
Gestor responsável: Assessoria de Comunicação

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente esta matéria.