Setembro Amarelo - Prevenção ao Suicídio chega ao seu dia D com alerta da Secretaria de Saúde


A Secretaria Municipal de Saúde de Ipiaú através do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS I) alerta toda a comunidade Ipiauense sobre o SETEMBRO AMARELO mês em que é realizada a campanha de prevenção ao suicídio, sendo hoje o Dia Mundial.

O suicídio é um problema grave de saúde pública no entanto, nove em cada dez mortes por suicídio podem ser evitadas. 

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), hoje, 32 brasileiros se suicidam diariamente. No mundo, ocorre uma morte a cada 40 segundos. Isso significa que, em um ano, aproximadamente 1 milhão de pessoas perdem sua vida.
De acordo com o site Setembro Amarelo, cerca de 96,8% dos casos de suicídio estavam ligados a transtornos mentais, em primeiro lugar a depressão, seguida de transtorno bipolar e abusos de substâncias. 

A campanha traz como lema: “FALAR É A MELHOR OPÇÃO”, e “COMBATER ESTIGMAS, É SALVAR VIDAS”.

A secretária de saúde Laryssa Dias e a coordenadora de Saúde Mental, a Psicóloga Jéssica Bacelar, bem como toda equipe do CAPS sinalizam: A primeira medida preventiva é a Psicoeducação. É preciso perder o medo de se falar sobre o assunto. O caminho é quebrar tabus e compartilhar informações. Esclarecer, conscientizar, estimular o diálogo de forma que contribua para para que o assunto saia da invisibilidade e, assim, mudar essa realidade com o objetivo de salvar vidas.
Importante ressaltar que o suicídio é um ato de comunicação. Quem tenta se matar, na realidade tenta se livrar da dor, do sofrimento, que de tão imenso, parece insuportável.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente esta matéria.