Ipiaú: Comemorando alta histórica no IDEB, Governador Rui Costa anuncia novos investimentos

Jennifer Bomfim/Prefeitura de Ipiaú/ Dircom

Rui Costa, governador do Estado, deixou o Palácio de Ondina para um breve descanso na Fazenda Oceania. Acompanhado da Família, foi recepcionado pela amiga de longas datas, a prefeita Maria das Graças, e mesmo em visita não oficial, conferiu pessoalmente no sábado (19) obras da Praça de Eventos Álvaro Jardim, equipamento urbanístico há muito esperado pela família ipiauense para seus tradicionais festejos de São Pedro, dentre outros. Na oportunidade, Rui, anunciou novidades complementares para o espaço: um campo de futebol society - em grama sintética -, além de quadra de areia, ideal para a prática de futevôlei.

O governador destacou que o complexo tem enorme potencial justamente por sua natureza multiuso. “Com certeza vai ser um ponto de encontro para a juventude praticar esportes, para a criançada brincar no parque e para a comunidade inteira fazer exercício físico, caminhadas, ciclismo - que vai ter uma pista separada da pista de caminhada”, reiterou o governador. “Será um lugar de encontro da juventude e dos adultos aqui em Ipiaú”.

Já nesta segunda-feira (21), Rui visitou logo pela manhã o Colégio Estadual de Ipiaú, o CAPI – Centro de Apoio Pedagógico de Ipiaú, que atende estudantes de toda a região, o Ginásio de Esportes Clériston Andrade e anunciou requalificação, através de investimento do Governo da Bahia, de todos os espaços mencionados. “Ao lado do Ginásio de Esportes será construído um complexo esportivo - com piscina, quadra coberta, campo de grama sintética e pista de cooper - destinado aos alunos da rede estadual e municipal de ensino. Esse complexo esportivo está sendo construído em [...] polos regionais. Será um quarteirão inteiro da educação, da cultura e do esporte” completou o governador.

Demonstrando especial apreço pela temática da educação, para a qual promete melhor infraestrutura em Ipiaú, o governador anunciou transferência do campus XXI da UNEB para maior e mais adequada instalação, de forma a atender a demanda de crescimento da Universidade e da abertura do curso de Engenharia Agroindustrial. O selo desse compromisso com Ipiaú, sua juventude e toda sua população, é a visita do Secretário de Educação da Bahia, Jerônimo Rodrigues, com previsão para autorizar, neste setembro, investimentos no Centro Técnico de Educação Profissional (CETEP/Ipiaú) que chega à ordem dos 600 mil reais.

A parceria entre Governo do Estado e gestão municipal tem dado resultado, tanto que em oportunidade recente, o chefe do Estado entregou à população ipiauense a Praça da Bíblia e dois galpões que fazem parte da primeira etapa de requalificação do Centro de Abastecimento. Rui Costa enalteceu a parceria que tem com Ipiaú e a Prefeita Maria das Graças e afirmou que busca esse entendimento e parceria em cada município de nosso Estado. Sensível às necessidades de Ipiaú, por exemplo, Costa lembra o começo da pavimentação asfáltica na Av. Jequitibá no bairro Irmã Dulce. Obra tamanho G em execução ainda a partir da semana corrente.

Sucesso no IDEB

O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (2019), divulgado pelo INEP no último dia 19, trouxe uma grata surpresa para toda a gente baiana. Resultado de políticas públicas – entre estratégias pedagógicas e estruturais –, a gestão colocou a Bahia em espaço de destaque com seu melhor posicionamento na série histórica, além de representar o segundo maior avanço do país. Rui relembra: “desde que assumi, busquei ressaltar, destacar, chamado atenção do quanto a educação é importante para transformar a vida das pessoas”.

Para tanto, o governador da Bahia tem feito desde 2015 visitas regulares à comunidade educacional buscando soluções práticas de forma integrada com a comunidade e com a família de estudantes da rede, entendendo como necessárias também intervenções físicas/estruturais que a gestão pretende executar com base em planejamento já construído. “Nós estamos licitando novas escolas e requalificando as escolas existentes, onde nós estamos incluindo, além da estrutura física das escolas, auditório que possa funcionar como um miniteatro, laboratório, refeitório, quadra coberta, enfim, montando uma infraestrutura que melhore a educação e implantando o complexo esportivo para prática de esportes olímpicos”.

Jennifer Bomfim/Prefeitura de Ipiaú/ Dircom

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente esta matéria.