Hoje é dia: confira fatos e datas de 20 a 26 de setembro

@Marcello Casal Jr/ Agência Brasil

Datas de conscientização de temas relacionados à saúde e inclusão de pessoas marcam a semana que começa neste domingo (20). A temática de preservação do meio ambiente também vai ser lembrada. O 21 de setembro (segunda-feira) é reconhecido como o Dia Nacional de Luta da Pessoa com deficiência (assista aqui Programa Especial sobre o tema) e também de conscientização da Doença de Alzheimer (leia mais sobre a evolução dos tratamentos).

Na terça (22), a celebração é do Dia do Atleta Paralímpico, que representa exemplos de superação (confira reportagens sobre o assunto) e também especial com entrevistas com campeões de diferentes modalidades). Brasileiros são destaques tanto no âmbito da América do Sul e também nas Paralimpíadas. Na quarta-feira (23) , ainda no âmbito da inclusão, o Dia da Língua Brasileira de Sinais. O Dia dos Surdos é no sábado (26). Para saber mais sobre acessibilidade, clique aqui.

Preservação, história e cultura

A semana ainda comemora a natureza e a conscientização para preservação do meio ambiente (ouça materiais especiais sobre meio ambiente em programas da Nacional da Amazônia, como o Viva Maria. Se nesta segunda-feira é Dia da Árvore, na quarta os brasileiros se inspiram com a chegada da Primavera. Aliás, leia matérias sobre o tema na Agência Brasil e assista na TV Brasil como as estações do ano transformam o planeta. Nesse mesmo clima, há iniciativas na terça (22) para um Dia Mundial sem Carro, (ouça entrevistas sobre o tema).
Antonio Cruz/Agência Brasil

Tempo também para conhecer mais sobre a história do Brasil e do mundo. A semana começa com a memória dos 185 anos da Guerra dos Farrapos, celebrado neste domingo (20). A batalha começou no Rio Grande do Sul, e é a mais importante da história do estado. Entre os heróis, Giuseppe Garibaldi e o General Canabarro que lideraram a tomada do porto de Laguna, em Santa Catarina, onde proclamaram a República Juliana. Comemorada até hoje pelos gaúchos, a Revolução Farroupilha colocou de um lado os estancieiros gaúchos, e, do outro, o Império.


O dia 22 também é de memória internacional, pois há 40 anos teve início a guerra entre Irã e Iraque. Por outro lado, o Dia Internacional da Paz é celebrado na segunda (21). Nesse mesmo âmbito, dia 24 celebra a conscientização para a eliminação das armas nucleares.

A semana celebra a música internacional, dos 90 anos do nascimento de Ray Charles (dia 23). Ele morreu em 2004. Ainda na música, o Brasil comemora os 75 anos de nascimento e talento da cantora baiana Gal Costa (confira programas completos de um dos principais ícones da música brasileira).
Por Luiz Cláudio Ferreira - Brasília

Nenhum comentário: