Exame.Desperta: São Paulo anuncia hoje plano de saída da quarentena

Parque em São Paulo no feriado: plano para o estado será divulgado hoje | REUTERS/Amanda Perobelli
O plano de São Paulo para eventualmente sair da quarentena deve estar no centro das atenções no dia. A Desperta destaca ainda o começo das restrições de voos para os EUA, os balanços de varejistas de moda e o sonho espacial de Elon Musk - a SpaceX pode lançar hoje o primeiro foguete americano ao espaço desde 2011. Boa leitura.
1 - SAÍDA DA QUARENTENA EM SP?

O governador de São Paulo, João Doria (PSDB), anuncia nesta quarta-feira, 27, o futuro da quarentena no estado. Uma coletiva de imprensa está marcada para as 12 horas e será apresentado um plano de retomada das atividades econômicas. Até o momento, Doria vem dizendo que o lockdown está descartado em todo o estado. A quarentena em vigor tem validade até domingo, 31 de maio. São Paulo, sozinho, passou ontem a China em número de casos: 86.017 infectados e 6.423 mortos. Há casos em 511 dos 645 municípios, mas há risco de subnotificação. As etapas de saída da quarentena devem seguir o que está previsto no "Plano São Paulo", apresentado no fim de abril. Se confirmada a estratégia, cada região será classificada em um nível de risco que pode ser vermelho, amarelo ou verde. Serão levados em consideração número de novos casos, quantidade de leitos de UTI livres e testes disponíveis. Para aumentar o isolamento, a cidade de São Paulo antecipou dois feriados municipais na semana passada. Nesta segunda-feira, o isolamento do estado ficou em 51% e em 53% na capital paulista. A capital, que tem mais de 47.000 casos, não deve ter regras aliviadas no plano de hoje.

2 - SEM VOOS PARA OS EUA

Começou a  valer na madrugada desta quarta-feira a medida que barra a entrada nos Estados Unidos de passageiros que passaram pelo Brasil nos últimos 14 dias. A decisão foi tomada pelo presidente americano Donald Trump no domingo por causa do rápido aumento do número de casos da covid-19 no país. A Casa Branca havia divulgado que a restrição entraria em vigor na sexta-feira, mas a medida foi adiantada. A restrição ao Brasil é igual à adotada em fevereiro e março para quem esteve na China, no Irã e na maioria dos países europeus. Dois meses depois, as restrições ainda vigoram, o que sugere que deve levar um bom tempo para que os brasileiros possam voltar a viajar aos EUA. O bloqueio à entrada de passageiros do Brasil é mais um golpe para as empresas do setor aéreo. Com menos voos de passageiros, o transporte de cargas importadas também pode ser prejudicado. 

3 - O IMPACTO NA MODA

A pandemia alterou de forma drástica o cenário para as varejistas de moda no Brasil. C&A e Arezzo divulgam seus resultados nesta quarta-feira, após o fechamento do mercado, e devem mostrar como o fechamento das lojas influenciou o balanço, bem como quais medidas estão tomando para mitigar os efeitos da pandemia. Ações da C&A perderam mais da metade do valor desde o começo do ano, e as da Arezzo, 34%. O Ebitda das empresas pode ter encolhido em média 30% com 10 dias de lojas fechadas em março, segundo o Bradesco. Apesar do crescimento de 98% do e-commerce em abril e 40% em março, itens como roupas e sapatos não estão entre os que mais cresceram, em parte devido ao isolamento social. Cenário parecido sofrem outras concorrentes, como Renner e Riachuelo. As varejistas de moda terão de se reinventar para seguir vendendo sem o apoio das lojas físicas.

4 - RACHA NA EUROPA

A quarta-feira será de desafios para Ursula von der Leyen, presidente da Comissão Europeia. A chefe do poder executivo europeu apresenta aos 27 países da União Europeia a proposta de orçamento do bloco para o período 2021-2027 e o pacote de ajuda econômica que visa tirar as economias europeias do buraco pós-coronavírus. Não será fácil. O pacote apresentado por von der Leyen é baseado no projeto da primeira-ministra da Alemanha, Angela Merkel, e do presidente da França, Emmanuel Macron, revelado no último dia 18, de criar um fundo de impressionantes 500 bilhões de euros. Já o orçamento, além de ter de prever todas as complicações da pandemia, precisa, ainda, dar conta de cimentar o buraco deixado pelas contribuições anuais do Reino Unido em razão do Brexit. O orçamento levou a uma divisão interna no bloco: de um lado, países mais ricos que querem limitar os gastos; do outro, os mais afetados pela pandemia e pela crise pedem mais ajuda, como Espanha e Itália, que vinham em pressões econômicas já antes da pandemia. 

5 - O SONHO ESPACIAL DE MUSK

O bilionário Elon Musk está perto de dar um pequeno mas importante passo rumo ao sonho de um dia levar o homem a outro planeta. Se as condições do tempo permitirem, a SpaceX, empresa de Musk, participará nesta quarta-feira do lançamento do foguete Falcon 9. Será a primeira vez que uma empresa privada levará astronautas ao espaço. Será também a primeira missão espacial partindo de solo americano desde 2011. A Nasa e a SpaceX prometeram transmissões ao vivo pela internet. O foguete decola às 17h33 no Centro Espacial John F. Kennedy, na Flórida, usando a mesma plataforma que partiu com o Apollo 11 à lua em 1969. A previsão de chuvas na Flórida, no entanto, poderá adiar o lançamento. Se isso acontecer, a próxima está marcada para o fim de semana. O presidente Donald Trump, defensor da missão comercial para reafirmar o domínio americano no espaço, é uma das autoridades que deverão estar no centro espacial para assistir ao lançamento. Musk também sonha alto, e tem o plano de levar 1 milhão de pessoas a Marte até 2050. 

Por: Exame.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente esta matéria.