Boletim Informativo Coronavírus Secretaria Municipal de Saúde - Ipiau/BA 18/05/2020


Bahia totaliza 312 vítimas fatais e 174 municípios com vírus ativos

A Bahia confirmou 17 mortes compravadamente causadas pela Covid-19 nas últimas 24 horas, segundo confirmou nesta segunda-feira (18) o governador Rui Costa. O estado totaliza agora 312 vítimas fatais da pandemia. Rui Costa informou ainda que 174 cidades têm o vírus ativo – registrou infectados nos últimos 14 dias, o que representa a ocorrência do Sars-CoV-2 circulando naquele local.

“Nesses municipios precisamos de mais atenção, mais cuidado para que o vírus não se reproduza”, ressaltou o governador, em live transmitida pelo Facebook e pelo Instagram. Rui Costa relatou que das quatro cidades em que há restrição de circulação mais rigorosa – Itabuna, Ipiaú, Jequié e Lauro de Freitas -, Ipiaú já apresenta nível de contágio menor.

A Bahia registra 8.581 casos confirmados de Covid-19. A Secretaria da Saúde do Estado (Sesab) informou, no boletim desta segunda-feira (18), que há mais 300 pessoas diagnosticadas, mas estes casos carecem ainda de confirmação pelos municípios. Do grupo de infectados homologados, 2.407 estão recuperados e 5.862 permanecem monitoradas pela vigilância epidemiológica e com sintomas da Covid-19. Na Bahia, 1.086 profissionais da saúde foram infectados.

Hospitais

Na live, Rui Costa destacou que o governo estadual atua para ampliar o número de vagas em UTI para pacientes da Covid-19 em todo o estado. No momento, 313 infectados pelo novo coronavírus usam cerca de 60% das vagas hospitalares para terapia intensiva. Na sexta-feira passada, um hospital privado de Itaberaba, na Chapada, foi contratado para abrigar pacientes com o novo coronavírus.

A Sesab também está finalizando um hospital de campanha em Teixeira de Freitas, no extremo sul, e o novo Clériston Andrande, em Feira de Santana, cujo setor de UTI será no começo dedicado a pacientes com Covid-19. “A previsão é que dentro de um mês a Bahia ganhe mais 40 novos leitos de UTI para enfrentamento ao Coronavírus, com uma das estruturas mais modernas do estado”, acrescentou o secretário Fábio Vilas-Boas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente esta matéria.