Vigilância Sanitária de Ipiaú entrega kits de proteção individual a coveiros do município

Foto: Divulgação/DircomPMI
Atendendo recomendações da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), a Prefeitura Municipal de Ipiaú, através da Secretária de Saúde, Setor de Vigilância Sanitária, entregou equipamentos especiais de proteção individual aos coveiros que trabalham nos dois cemitérios da cidade. Assim equipados, eles poderão, em caso de necessidade, realizar com mais segurança sepultamentos. No kit entregue aos trabalhadores, constam: avental impermeável, mascaras N95, óculos de proteção, botas impermeáveis e luvas, além de álcool em gel para higiene pessoal. 


A ANVISA recomenda que nos velórios e funerais de pacientes confirmados ou suspeitos da pandemia do Coronavírus, sejam acompanhados, no máximo, por 10 pessoas, respeitando a distância mínima de dois metros entre elas, bem como outras medidas de isolamento social e de etiqueta respiratória. A cerimônia de sepultamento deve ocorrer em lugares ventilados e, de preferência, abertos. 

Durante todo o velório o caixão deve permanecer fechado para evitar qualquer contato com o corpo. O protocolo recomenda ainda que seja evitada a permanência de pessoas que pertençam ao grupo de risco: idade igual ou superior a 60 anos, gestantes, lactantes, portadores de doenças crônicas e imunodeprimidos. Além disso, a presença de pessoas com sintomas respiratórios (febre e tosse) também deve ser evitada. 

Dentre tantas outras medidas de prevenção já adotadas, a prefeitura segue priorizando ações que combatam a Covid-19. Nesta quarta-feira (22), foi decretado obrigatório o uso de máscaras em todos os estabelecimentos públicos e privados. (José Américo Castro/Dircom Prefeitura de Ipiaú)

Nenhum comentário: