Produtores de Ipiaú contarão com a certificação do Serviço de Inspeção Municipal-“SIM”-.


A exemplo de outros municípios que integram o Consórcio Intermunicipal Médio Rio das Contas ( Cimurc), Ipiaú aderiu ao Serviço de Inspeção Municipal (SIM). Isso aconteceu em recente reunião do Cimurc na cidade de Jequié com a presença do diretor-presidente da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional -CAR- Wilson Dias. 

Na oportunidade o município de Ipiaú esteve representado pelo secretário da Agricultura e Meio Ambiente, Poleandro Silva e a médica veterinária Vanessa Fonseca, coordenadora da Vigilância Sanitária do município.

O SIM terá como finalidade registrar, monitorar e certificar toda a cadeia alimentar, desde a sanidade do rebanho até a higiene da industrialização certificando com selo de garantia os bons produtos que chegam à mesa dos consumidores, proporcionando uma atividade regulamentada dentro dos moldes preconizados pela saúde pública, tornando-a mais lucrativa e contribuindo para fixação do homem no meio rural.

Para que agricultores familiares possam comercializar seus produtos de origem animal, em nível regional, é necessário ter esta certificação. 

O diretor-presidente da CAR, Wilson Dias, apresentou as estratégias e ações para implantação e fortalecimento do SIM e lembrou que as etapas para implantação do serviço com apoio da CAR contam com a aprovação e regulamentação da Lei e a estrutura de serviço.

“Hoje, a CAR possui 12 convênios ativos com consórcios e mais R$2,2 milhões já investidos na instalação e desenvolvimento do SIM. Com uma produção certificada, será possível alcançar o mercado atacadista e varejista”, informou Dias.

Entre as ações em andamento para fortalecimento do SIM está o Sistema do Serviço de Inspeção Municipal (Sistema SIS-SIM), para a realização do registro sanitário dos estabelecimentos de produtos de origem animal e seus produtos; Inspeção e fiscalização dos estabelecimentos de produtos de origem animal e seus produtos; controle de qualidade dos produtos; notificação, emissão de relatórios e rastreamento de produtos; realização de outras atividades relacionadas à inspeção e fiscalização sanitária de produtos de origem animal que, porventura, forem delegadas ao SIM.

VISITANDO UM LATICINIO

Empenhada em instituir o “SIM” no município de Ipiaú a prefeita Maria das Graças tem mantido contatos com os produtores de alimentos, aos quais explica a necessidade e as vantagens da certificação. Na ultima segunda-feira, 16, ela esteve visitando as instalações da queijaria “Relíquias de Minas”, localizada na Fazenda Santo Antonio. 

Na ocasião a prefeita estava acompanhada do secretário de Agricultura Poleandro Silva, da coordenadora da Vigilância Sanitária Vanessa e a Diretora da Cantina Central, Zélia Vieira.A comitiva foi recebida pela produtora Simone Faulhabr e seu esposo Leonardo Oliveira. O casal agradeceu à gestora pela iniciativa que vai fomentar a economia e gerar empregos.( José Américo Castro/ Dircom Prefeitura de Ipiaú).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente esta matéria.