Coronavírus: Projetos chamam a atenção para população em situação de rua

Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil
Três projetos de indicação chamam a atenção para cuidados com a população em situação de rua. Dois destinados ao governador Rui Costa sugerem a disponibilização de escolas como abrigo provisório e a revitalização de contêineres do programa Corra pro Abraço, para que as pessoas que estão nas ruas possam se higienizar.
Um terceiro projeto, desta vez indicado para o prefeito ACM Neto, propõe a ampliação da cobertura das equipes do projeto Consultório de Rua, para buscar pessoas que possivelmente estejam infectadas pelo novo coronavírus. Assim, elas poderão receber cuidados de tratamento e isolamento.
As propostas são de autoria do vereador Marcos Mendes (PSOL). O socialista entende que é preciso olhar para essas pessoas, que geralmente são invisibilizadas em situações de pandemia. “As pessoas acabam se preocupando imediatamente com o status quo que está posto. Empresas, trabalhadores, trabalhadoras, pessoas do senso comum. Pessoas em situação de rua ifcam invisibilizadas nesse processo”, observou.
Os projetos precisam ser aprovados pela Comissão de Constituição e Justiça para que cheguem até os chefes do Executivo municipal e estadual. Em acordo com a presidência da Câmara Municipal de Salvador, matérias de indicação referentes ao coronavírus terão prioridade e serão encaminhados para conhecimento de ACM Neto de Rui Costa pelo próprio presidente, Geraldo Júnior (SD), segundo Mendes. O vereador se diz otimista.
“Sempre acredito na sensibilidade dos gestores. Penso que realmente vai ser acatado”, acrescentou.
O novo coronavírus já deixou mais de 332,9 mil pessoas contaminadas em todo o mundo, e outras 14,5 mil pessoas morreram por causa da novo vírus, que é transmitido oralmente. Uma das medidas de precaução é manter as mãos e superfícies limpas, já que o coronavírus não resiste a água e sabão. No Brasil, subiu para 1.891 o número de casos confirmados; 34 pessoas morreram.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente esta matéria.