Ministro da Saúde afirma que caso suspeito de coronavírus em SP é apenas uma gripe

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
O ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, afirmou ao Blog do Camarotti, no site G1, que é preciso ter calma ao afirmar sobre o primeiro caso do novo coronavírus no Brasil. A primeira caso confirmado é de um homem de 61 anos, que mora na capital paulista e que voltou da Itália recentemente.

Segundo Mandetta, a equipe vai se preparar da melhor maneira, mas é preciso ter calma. “É uma gripe, vamos passar por ela e colocar todas as fichas na ciência. Não podemos perder a noção de humanidade”, afirmou.

O ministro afirmou ainda que o país tem características diferentes dos países do Hemisfério Norte, onde surgiu o vírus, e, segundo ele, é preciso saber como esse vírus vai se comportar durante o verão do Brasil, que se característica um país tropical.

“Não sabe se por aqui o vírus acelera ou desacelera. Os vírus se comportam de forma diferente no Hemisfério Norte e no Hemisfério Sul. Esse é um vírus que surgiu em baixa temperatura. Pode não ter o mesmo comportamento. Pode ser para melhor ou para pior. O Brasil é um país de pessoas mais jovens e está no verão. Esse é um período pouco propício para um vírus respiratório por aqui”, ressaltou.

Mandetta ainda disse que reconhece a preocupação da população, mas pede calma. “Tem que ter muita calma. Transmitir calma, para evitar o alarmismo. E vamos atravessar essa gripe. Tentar minimizar o máximo o estresse”.

Nesta quarta-feira (26), o Ministério da Saúde fará uma entrevista coletiva para comentar sobre o novo caso, já diante do segundo teste.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente esta matéria.