Técnicos da ADAB visitam Prefeitura de Ipiaú e anunciam operação contra o abate clandestino

Foto: Divulgação/Dircom Prefeitura)
A Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (ADAB) intensificará sua ação contra o abate clandestino de gado bovino e outros procedimentos que contrariam a Portaria 304 do Ministério da Agricultura, no Território do Médio Rio das Contas.

Para que isso aconteça com maior eficácia possível, o órgão vem buscando o apoio das prefeituras municipais. Na manhã dessa quarta-feira, 23, o Gerente Regional da ADAB, Aderbal Rodrigues e o inspetor/fiscal Delcarlos Martinez, estiveram na Prefeitura de Ipiaú, onde explicaram à Secretária de Governo, Vanda Pinheiro, a necessidade de um trabalho conjunto pelo fortalecimento da ação. 

Além do Território do Médio Rio das Contas, a operação também será aplicada no Território do Vale do Jequiriçá, totalizando 31 municípios a serem fiscalizados. Os matadouros que não estiverem atendendo as determinações da Portaria 304 serão interditados. 

Prepostos do órgão alertam que animais abatidos clandestinamente, geralmente são velhos e/ou apresentam alguma doença, gerando riscos à saúde do consumidor. Tem doenças que são transmitidas imediatamente, como a brucelose e a tuberculose, além das patologias indiretas e das contaminações que o manejo inadequado pode causar. (José Américo Castro/Dircom Prefeitura)