Dia D contra o Sarampo acontece neste sábado (19) em Ipiaú

A partir das 8h deste sábado (19), as salas de vacina da rede municipal de saúde de Ipiaú estarão de portas abertas para receber as crianças de seis meses a menores de cinco anos que ainda não foram vacinadas ou que estão em atraso com alguma dose contra o sarampo. O Dia D da Campanha Nacional de Vacinação é uma oportunidade que os pais têm de verificar o cartão de vacinas dos filhos e reforçar a proteção para aqueles que se encaixam na dose zero.

A Campanha Nacional neste ano, busca sensibilizar sobre a importância da imunização e rastrear os cartões de vacinas de todas as crianças abaixo dos cincos anos, conforme explica a Coordenadora de Vigilância Epidemiológica, Nildete Quirino.

Vacinação antes dos 12 meses

Em agosto, o Ministério da Saúde determinou que crianças de 6 a 11 meses devem tomar uma dose extra contra o sarampo, a chamada “dose zero”. Essa estratégia serve de imunização imediata para proteger este público que ainda não está na data de vacinar. Por isso, os pais das crianças que estão na faixa etária da dose zero também devem procurar as unidades de saúde.

– O quê: Dia D da Campanha de Vacinação

– Quando: 19 de outubro, das 8h às 17h

– Local: Salas de vacina da rede pública de saúde

– Quem pode vacinar: Crianças de seis meses a menores de cinco anos

(Rahiana Costa / Dircom Prefeitura)