Ipiaú: Secretaria de Ação Social e Desporto realizou a XII Conferência de Assistência Social


Aconteceu ontem, terça-feira (10), no prédio do CRAS II, localizado no Bairro Santana, a XII edição da Conferência Municipal de Assistência Social, um evento realizado pela Prefeitura de Ipiaú, através da Secretaria Municipal de Ação Social e do Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS). O tema: “Assistência Social: Direito do Povo, com Financiamento Público e Participação Social”, foi amplamente discutido pelo público presente.

A conferência teve como objetivo, analisar e propor diretrizes para o aperfeiçoamento do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), na perspectiva da valorização dos trabalhadores e da qualificação dos serviços, programas, projetos e benefícios. 

Ao comentar a respeito dos resultados do evento, a Secretária de Ação Social do Município, Nena Costa, destacou: ”Conseguimos fazer da Conferência Municipal não apenas um evento, mas, um grande processo de mobilização, de participação, de debate, de pactuação, de enfrentamento de desafios e principalmente, de construção de um movimento amplo e plural em defesa do SUAS, da Política de Assistência Social, da Seguridade Social e da democracia”, comentou.

A Conferência Municipal de Assistência Social é um espaço de mobilização para a participação social. A Lei Orgânica da Assistência Social (LOAS), e a Norma Operacional Básica do SUAS (NOB/SUAS 2012), preconizam as conferências como instância que tem como foco a avaliação da Política de Assistência Social e a construção de diretrizes para o aprimoramento do Sistema Único de Assistência Social.

É atribuição dos Conselhos Municipais de Assistência Social realizar as Conferências Municipais junto com o Poder Executivo, Legislativo e em parceria com entidades e organizações populares da sociedade. (José Américo Castro / Dircom Prefeitura)