Ipiaú é mantido no Mapa do Turismo da Bahia


O Ministério do Turismo, por meio do Programa de Regionalização do Turismo, certificou o Município de Ipiaú como integrante do Mapa do Turismo Brasileiro, no período 2019/2021. A certificação foi respaldada pela Portaria nº 271, de 23 de agosto de 2019. A avaliação atendeu critérios técnicos, dentre os quais o desempenho econômico da atividade turística no município. A avaliação é feita a cada dois anos com a atualização do mapa.

Ipiaú integra o destino Costa do Cacau, que faz parte do roteiro turístico no sul da Bahia, e está incluído na categoria C, que envolve os municípios que concentram o fluxo de turistas domésticos. Para ser incluído no mapa, o município precisa cumprir algumas regras, como ter órgão responsável pela pasta de turismo e destinar recursos para o setor na Lei Orçamentária, além de ter um Conselho Municipal ativo.

Na recente atualização do mapa, também foi exigido o Cadastro de Prestadores de Serviços Turísticos, no qual estão registradas as pessoas físicas e jurídicas que atuam no setor, a exemplo de agencias, pousadas/hotéis e similares.

PLANO DE TURISMO

O Diretor de Cultura e Turismo de Ipiaú, Marcelo Batista, informa que a inclusão do município no Mapa do Turismo, contribuiu para a viabilidade, através da Bahiatursa, das principais atrações artísticas da festa de São Pedro, assim como a obra de requalificação da Praça do Cinquentenário, dentre outras realizações. Ele adianta que, o próximo passo da gestão é fazer o Plano Municipal de Turismo, que têm por objetivo nortear as melhores formas de se explorar o potencial turístico de Ipiaú, transformando a atividade em um dos pilares da economia do município. Ipiaú tem um forte potencial para o turismo rural, com atrativos que envolvem tradicionais fazendas de cacau e outros recursos. (José Américo Castro/Dircom Prefeitura)