Ipiaú se despediu Antônia Lucia com emoção e gratidão

Foto Arquivo/Familiar
Foi sepultado no final da tarde dessa segunda-feira, no Cemitério da Saudade, em Ipiaú, o corpo da professora Antônia Lúcia Nery Cardoso, 77 anos, ex secretária municipal da Ação Social. Ela faleceu por volta das 4 horas da madrugada, da mesma data, em Salvador, em decorrência de um edema pulmonar. Era casada com o fazendeiro Etevaldo Andrade Cardoso com o qual gerou quatro filhos que lhes deram seis netos.

Antônia Lucia era filha de Floripedes Midlej Nery (dona Loló) e Jorge Vieira Nery, pertencia a uma das famílias tradicionais de Ipiaú, onde nasceu. Seus avós maternos, os árabes Vitoria e Elias Midlej foram pioneiros no processo de fundação da cidade.

Dos seus ancestrais herdou uma dedicação especial pela colunaria. Preparava doces deliciosos doces, licores, quibes e outras iguarias. Cultivava rosas no jardim da sua casa e tinha sempre uma boa prosa para os mais próximos.

Atuou no magistério, como professora da Escola Celestina Bittencourt, durante quatro anos, e também ensinou Educação física, no Colégio Estadual de Ipiaú. Era formada em Teologia pelo Seminário de Ilhéus e destaca como uma católica atuante na Paroquia de São Roque.

Tornou-se mais conhecida publicamente ao assumir o comando da Secretaria de Ação Social, nas duas gestões do ex-prefeito José Mendonça, período em que se aproximou de Maria das Graças, atual gestora do município, iniciando assim uma grande amizade.
Foto Arquivo/Familiar
A assistência social desenvolvida por Antônia Lucia na prefeitura de Ipiaú ainda hoje é lembrada com carinho pelas camadas mais carentes da sociedade local. Desenvolveu projetos nutricionais, promoveu campanhas de agasalhos, enxovais e construções de habitacionais, garantindo dignidade e conforto a quem precisava. Fez o bem sem olhar a quem.

A prefeita Maria das Graças decretou luto oficial em Ipiaú, durante três dias, pela morte da ex-secretária que certamente merecerá outras homenagens. Algo que deixe seu nome marcado na memória deste município, ao qual prestou relevantes serviços, com muita dedicação e amor. (Por José Américo Castro)