Ipiaú: Maria participa da entrega de certificados a agricultores e apresenta novos equipamentos para abastecimento de água na zona rural

Foto: Dircom/Prefeitura de Ipiaú
Em solenidade realizada na manhã do último sábado (10), no auditório do Sindicato Rural de Ipiaú, o Secretário Estadual do Meio Ambiente do Estado da Bahia (SEMA), João Carlos Oliveira, fez a entrega de 41 certificados do Cadastro Estadual Florestal de Imóveis Rurais (CAR/Cefir), a agricultores familiares do Território Médio Rio de Contas.
Foto: Dircom/Prefeitura de Ipiaú
O ato contou com a presença da Prefeita Maria das Graças, dentre outras lideranças regionais, e simbolizou a certificação de mais 3.579 agricultores familiares dos municípios Ipiaú, Dário Meira, Itamari, Itagi, Itagibá, Nova Ibiá, Apuarema, Jitaúna e Manoel Vitorino.

O documento é o primeiro passo para a regularização ambiental das propriedades. Com a regularização das suas terras, os pequenos proprietários rurais estarão aptos a solicitar concessão de crédito agrícola a instituições financeiras. Além disso, o cadastro beneficia a gestão ambiental no estado, dando ao governo um controle maior sobre as reservas legais e áreas de preservação das propriedades rurais.

Em seu pronunciamento, o secretário João Carlos Oliveira, lembrou que a Bahia é referência na questão do cadastro florestal, fato que mostra a sensibilidade do governo com o meio ambiente e com os pequenos produtores. “Com o aporte financeiro do governo, os cadastros rurais deixaram de ser um entrave para o acesso a políticas públicas”, ressaltou o secretário.

Com o cadastro ambiental, a Sema e o Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), passam a integrar as informações ambientais das propriedades e posses rurais, com o objetivo de compor uma base de dados para controle, monitoramento, planejamento ambiental e econômico e combate ao desmatamento.

ACESSO A CRÉDITOS 

Maria saudou o secretário do estado e destacou que o documento possibilitará aos agricultores o acesso a créditos e projetos sociais, assim como, o cumprimento da legislação ambiental e a valorização das suas propriedades rurais. 
Foto: Dircom/Prefeitura de Ipiaú
Após a reunião, Maria apresentou dois tanques-pipa e um trator, com seus respectivos veículos condutores, que foram doados pelo Governo do Estado ao município de Ipiaú. Maria também participou do plantio de uma árvore (Pau-Brasil) na área externa do prédio do Sindicato Rural. Na ocasião, estiveram presentes, os vereadores Andreia Novais, Cláudio Nascimento e Orlando Santos, além do Diretor de Meio Ambiente, Poleandro Silva.

O Secretário Municipal da Agricultura e Meio Ambiente, Antônio Elvidio “Bino”, fez questão de salientar que o CAR/Cefir beneficiará as atuais e futuras gerações garantido a preservação de remanescentes da Mata Atlântica e consequentemente um meio ambiente ecologicamente sadio. (José Américo Castro/Dircom Prefeitura)