Feira da Agricultura Familiar de Ipiaú chega à 13ª edição com perspectivas de crescimento


Objetivando garantir uma alimentação saudável para a população de Ipiaú, assim como promover a geração de emprego e renda, a Feira da Agricultura Familiar continua crescendo e consolidando-se como um importante elo entre o campo e a cidade. Na próxima quarta-feira (28), o evento, promovido pela Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, chega à sua 12ª edição, com sucesso crescente. O evento recebe a adesão da Associação dos Agricultores Familiares do Cajueiro, ampliando seu quadro de entidades participantes.

A feira acontece uma vez por semana na Praça Alberto Pinto, em frente ao prédio da Câmara de Vereadores, ofertando produtos orgânicos de alta qualidade e atraindo uma freguesia cada vez maior. Os moradores das ruas adjacentes à praça e até de locais mais distantes já sabem que na manhã de cada quarta-feira podem adquirir, por bom preço, frutas, verduras, hortaliças e outros gêneros alimentícios provenientes da zona rural e sem risco de contaminação por agrotóxicos. “Fico absolutamente tranquila em relação ao que compro na Feira da Agricultura Familiar”, comentou uma senhora que reside na Rua Tomé de Souza. 

SOBERANIA ALIMENTAR

O Secretário da Agricultura e Meio Ambiente de Ipiaú, Antônio Elvidio, o “Bino”, lembra que um dos objetivos da feira é mostrar a importância vital do campo para a segurança e soberania alimentar da cidade. “Buscamos estimular a comercialização solidária, direto do produtor para o consumidor; incentivar a agricultura orgânica e agroecológica e resgatar as tradições culturais”, acrescentou o secretário. 

Poleandro Silva, Diretor de Meio Ambiente, ressalta que o evento vem resgatando a autoestima dos agricultores, transformando-os em protagonistas de uma sociedade justa e consciente do seu papel econômico no município. A Feira da Agricultura Familiar reúne produtores da Fazenda do Povo, Braço Pequeno, Córrego de Pedras, Volta Esperança e Cajueiro. É um evento consolidado que já faz parte calendário municipal. (José Américo Castro/Dircom Prefeitura)