Agricultores familiares da Bahia participam de evento gastronômico na capital

Gastronomia e agricultura familiar se encontraram no evento do Mesa Bahia, nesta quinta-feira (25), em Salvador. Durante o evento, que tem apoio do Governo do Estado, chefs de cozinha, formadores de opinião e um público especializado puderam conhecer produtos diferenciados produzidos no estado. A participação de cooperativas de agricultores familiares em eventos dessa natureza faz parte da política da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR) de fortalecer a comercialização da produção.
Fotos: Camila Souza/GOVBA
“É bom registrar que 25 de julho é uma data especial porque é o dia da agricultura familiar. Hoje estão acontecendo três eventos em Salvador que simbolizam bem o que é oportunizar esse segmento da economia baiana às políticas públicas criadas nos últimos 13 anos e construídas junto com os agricultores”, afirmou o chefe de gabinete da SDR, Geandro Ribeiro. Além do Mesa Bahia, acontece a Super Bahia, feira atacadista e varejista, na Arena Fonte Nova; e a Feira da Reforma Agrária da Bahia, realizada na Praça da Piedade.
Fotos: Camila Souza/GOVBA
O chocolate fabricado em Ibicaraí, no sul do estado, com o cacau plantado na região, marcou presença no Mesa Bahia. A Cooperativa da Agricultura Familiar e Economia Solidária da Bacia do Rio Salgado e Adjacências (COOPFESBA) levou bombons e barras com concentração de 35%, 50% e 70% cacau. “Nossa participação vem fortalecer a divulgação de um chocolate diferenciado, com maior concentração de cacau, sem adição de açúcar e leite” avaliou o diretor-presidente da COOPFESBA, Osaná Crisótomo.
Fotos: Camila Souza/GOVBA
A Cooperativa Agropecuária Familiar de Canudos, Uauá e Curaçá (Coopercuc) apresentou, dentre outros produtos, o novo estilo da cerveja de umbu. “É uma cerveja Belgian Pale Ale, mais leve, mais frutada e mais refrescante do que a outra cerveja que a gente já tinha no mercado, que é uma sizeal”, explicou a engenheira de alimentos da Coopercuc, Leidiane Mendes.

Café especial, mel, flocão de milho, cachaça e produtos derivados do licuri também foram apresentados no evento. As opções são novas possibilidades de sabores para profissionais da gastronomia. “Hoje a gente tem uma gama de opções e cooperativas trabalhando produtos muito conceituados, inclusive, no Brasil inteiro. A gente tem o maior prazer de trabalhar com eles. É muito rico. Quanto mais esses produtos estiverem na mesa do consumidor, mais nós ficamos felizes”, declarou a chef de cozinha, Bruna Moreira, que fez, durante o evento, uma receita usando caprinos do sertão e milho de Irecê. “Isso enriquece muito nossa aula”, completou.


Secom/GOVBA