Condução Coerciva de presidente do Santander Brasil é autorizada pela Justiça

Foto: Reprodução/NBR TV
O pedido da Procuradoria da Câmara Municipal de São Paulo para a condução coercitiva do presidente do Banco Santander, Sérgio Rial, foi aceito nesta quinta-feira (30) pela Justiça.

Além de Rial, a medida se estende para outros seis membros da cúpula da instituição financeira. O objetivo é que eles sejam ouvidos como testemunha na Comissão Parlamentar de Inquérito da Sonegação Tributária.

A CPI investiga o banco como pessoa jurídica e apura possíveis fraudes e sonegações fiscais de empresas com atuação em São Paulo, mas que possuem CNPJ (Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica) registrado em municípios com alíquota menor de ISS (Imposto Sobre Serviços). No caso do Santander, o banco teria sua empresa de leasing com sede em Barueri e, com isso, não recolhe impostos ao município de São Paulo.

“Foram convocadas, por certo, pessoas que integram o corpo diretivo da instituição bancária, porque são estas fatalmente as que detêm maiores conhecimentos acerca daquilo que se está a apurar. Não se poderia, por óbvio, convocar funcionários subalternos ou que desconheçam, por completo, o fato investigado”, diz o juiz Fabio Pando de Matos em sua decisão. Com informações do portal G1.