Ipiaú: Sistema de Gestão Escolar garante eficiência nos trabalhos da Secretaria de Educação

Secretário Alan Vitorino
Desde o primeiro ano do governo da Prefeita Maria das Graças, a Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Ipiaú passou a utilizar o Sistema de Gestão Escolar (SGE), desenvolvido pelo operador de computador e funcionário efetivo do município, Alexsandro Ramos, com o intuito de atender às necessidades básicas de cadastro de alunos na unidade de ensino em que atua. Os bons resultados permitiram que o sistema fosse ampliado para outros setores da secretaria, ganhando novas funcionalidades e garantindo celeridade e eficiência nos trabalhos da pasta.

O objetivo do SGE é torna-se uma importante ferramenta de gestão do sistema municipal de ensino, permitir a automação das rotinas e centralização, o acesso a informações confiáveis e atualizadas das unidades e da sua realidade escolar, tanto de caráter pedagógico quanto administrativo, além da geração de indicadores que apoiem a análise dos resultados das práticas adotadas e sirvam de aporte para possíveis reestruturações de práticas do sistema educacional.

O Secretário Alan Vitorino, da Educação e Cultura, explica que as escolas e creches cadastram as informações referentes às unidades, alunos e colaboradores. Com o processamento destes dados, o sistema disponibiliza relatórios com informações necessárias para a prática pedagógica e gerenciamento de recursos destinados à educação como livro de turma, ficha de matrícula, pastas, declarações, relatórios quantitativos, diários de frequência, diários e mapas de notas e carteira de transporte escolar, dentre outros. Outros relatórios estão sendo implementados junto a novos módulos que viabilizarão novas funcionalidades ao sistema. (Dircom Prefeitura)